Diálogo Inter-religioso - Uma exigência incontornável para a Europa
2002-03-08 00:57:37

No Outono de 2004, vai sair à rua uma manifestação à escala europeia, por forma a afirmar que a mensagem cristã deve continuar a inspirar a construção institucional e as iniciativas da sociedade civil.

As responsabilidades sociais dos cristãos, face à evolução actual da construção europeia esteve em análise num Colóquio sobre “Integração Europeia”, que decorreu em Berlim, entre 28 de Fevereiro e 2 de Março. No final do Colóquio, os participantes, vindos de vinte países, adoptaram uma declaração em que se comprometem a “trazer uma particular contribuição para o alargamento da União através dos seus esforços de cristãos leigos para se reencontrarem as tradições católicas, ortodoxas, protestantes e anglicanas, presentes no velho continente. A par do diálogo necessário Igreja a Igreja, é tempo de intensificar os encontros entre os próprios crentes, portadores da riqueza da diversidade das suas culturas
O comunicado final, a que a Agência ECCLESIA teve acesso não deixa margem para dúvidas: “o diálogo ecuménico e Inter-religioso é uma exigência incontornável para uma Europa que é já muito mais do que um mercado único e um grande projecto económico”. Os cristãos não podem satisfazer-se com uma Europa unida quando o mundo está desfeito; “com uma Europa enriquecida num mundo confrontado com o desafio da pobreza”.
A Europa “deve assumir a sua responsabilidade na construção de um mundo novo, em que sejam respeitadas as liberdades individuais, de que a liberdade religiosa é uma expressão pública”. A solidariedade “está também no coração da experiência de cinquenta anos de unificação europeia. Esta é a exigência do carácter universal da fé que nos une”, concluiu o Comunicado.