Celebração Ecuménica na capela do Hospital de S. João
2002-03-08 22:56:58

Presença das seguintes Igrejas: Igreja Católica, Igreja Ortodoxa, Igreja Lusitana, Igreja Metodista, Igreja Baptista, Comunidade da Igreja de Inglaterra no Porto, Comunidade Evangélica Alemã no Porto.

Tema da Celebração: Acolhimento aos Imigrantes de Leste, na sua grande parte pertencentes à Igreja Ortodoxa.

Ir ao encontro dos Doentes, disponibilizando-se para o diálogo com todos e procurando assistir a cada um segundo a sua própria identidade espiritual, tem sido uma preocupação fundamental do Serviço Religioso – Capelania do Hospital de S. João. É na procura de adequar a sua acção a esta finalidade que promovemos, à semelhança do que vem acontecendo em cada ano, a realização de uma Celebração Ecuménica, na Capela do Hospital, na noite de 14 de Março próximo, às 21h.

Participarão Ministros de diversas Igrejas, nomeadamente:
D. António Taipa, Bispo Católico Auxiliar do Porto,
D. Fernando da Luz Soares, Bispo da Igreja Lusitana,
D. Sifredo Teixeira, Bispo da Igreja Metodista,
Padre Alexandre Bonito, da Igreja Ortodoxa
Pastor José Gonçalves, da Igreja Baptista
Rev. Howell Sasser, Capelão da Igreja de St. James
Sr. Pedro Heizel, da Comunidade Evangélica Alemã do Porto

Acolhimento aos Imigrantes de Leste
Este ano será orador o Sacerdote Padre Alexandre Bonito, da Igreja Ortodoxa, a que pertence grande parte dos imigrantes de Leste. A presença destes é uma realidade nova na sociedade portuguesa e, consequentemente, nos hospitais portugueses. Daqui a Celebração com este tema, que pretende ser um sinal de respeito e acolhimento a esta nova comunidade entre nós.
Religiosamente, é também necessário abrir-se à sua identidade espiritual, em grande parte dos casos definida pela pertença à Igreja Ortodoxa, que urge conhecer e respeitar. É neste contexto, que as várias famílias de cristãos tradicionalmente presentes na sociedade portuguesa se reúnem, a convite do Serviço Religioso do Hospital, e manifestam acolhimento àqueles que chegam, solidarizando-se com a sua situação e procurando ir ao seu encontro.

Razões desta opção
Como Serviço Religioso de um Hospital Público, entendemos que, num lugar plural como é o Hospital, nos cabe a responsabilidade de ir dando estes passos que manifestem a nossa abertura ao diálogo com todos na assistência espiritual e religiosa aos Doentes. Esperamos proximamente alargar ainda mais a relação e assumir o diálogo e a acção consertada com outras religiões, para além das várias confissões cristãs.
Efectivamente, pensamos que o facto de, num país sociologicamente católico, o Serviço Religioso do Hospital ser configurado como Capelania Católica, não nos dispensa de estarmos atentos a todos, antes nos obriga a procurarmos que todos, independentemente do seu credo, sejam respeitados no Hospital e, quando o desejem, encontrem nele interlocutores para esta dimensão essencial da pessoa humana.

Para qualquer contacto:
Telefefone - 22 551 2100