Conferências quaresmais
2002-03-08 22:55:23

Durante o período da Quaresma, várias paróquias e dioceses do país realizam um conjunto de conferências com o objectivo de ajudar os fiéis neste tempo litúrgico de preparação para a Páscoa.

Há dioceses em que os bispos têm por hábito realizar, eles próprios estas conferências, como é o caso de Lisboa, onde em cada Domingo, ao final da tarde, D. José Policarpo realiza na Sé Patriarcal uma Conferência, cujos temas fazem parte de um itinerário, que o cardeal-patriarca traçou para esta Quaresma. “Do amor à caridade”, “Amor e sexualidade”, “ O sacramento do matrimónio”, “A fecundidade do Amor”, “A virgindade por amor do reino dos Céus” e “Amor e vocação”, são os temas que D. José Policarpo desenvolveu e irá tratar nas suas conferências.
Em Aveiro, D. António Marcelino também leva por diante este género de itinerário, no entanto, centrando-se mais na vivência cristã numa Igreja “hospitaleira”, “misericórdia”, “esperança” e “pascal”.
Em moldes diferentes, desde 1998, que todas as quartas-feiras à noite da Quaresma, a Paróquia de Santiago de Sesimbra, convida personagens de relevo para um tempo de reflexão à volta de um tema. Este ano a temática das conferências centra-se na necessidade de “Renovar a mensagem das bem-aventuranças”. Desde 13 de Fevereiro e até 27 de Março, passam por Sesimbra, figuras conhecidas como D. Manuel Martins, Maria Barroso ou Marcelo rebelo de Sousa. A próxima conferência será no dia 13 de Março sobre: “promover uma cultura de misericórdia”, pelo Pe. Isidro Alves.