Fiéis "ajudam" a pagar casamento de padre
2002-03-02 21:33:56

Espanha está irreconhecível. A Igreja, bastião imutável da sociedade, não tem ganho para os sustos. Um mês depois do caso do padre que se assumiu como homossexual, José Mantero, a Igreja confronta-se com outra situação insólita: um padre que tem noiva e que se quer casar. Como não tem dinheiro suficiente para pagar a viagem da rapariga (cerca de 1500 euros), que é uma peruana, chegou ao extremo de enviar uma carta aos fiéis a solicitar uma contribuição.

O assunto explodiu numa pequena aldeia, Ituero de Azaba, de Salamanca, situada a menos de 20 quilómetros da fronteira portuguesa. O padre em questão, Alfonso Vegas, de 40 anos, fazia chat por Internet nas horas vagas. E foi assim que conheceu a noiva, uma ex-freira. Depois de seis meses de conversas na rede acabaram por se apaixonar. Em Dezembro, pediu autorização aos superiores para deixar as suas responsabilidades, explicando que era para tratar da mãe, uma idosa.

A realidade é que apanhou um avião para Lima e foi passar o fim do ano com a amiga cibernética. Na Igreja, ninguém tinha conhecimento da situação - nem sequer o bispo - a qual só se tornou pública há dias, quando um diário local "El Adelanto de Salamanca", noticia que o padre estava no Perú, e que possivelmente teria contraído matrimónio com uma ex-freira. Pelo menos, era esta a história que ele contava a alguns amigos da aldeia a quem escreveu uma carta a pedir dinheiro para regressar a Espanha com a mulher.

As câmaras de televisão foram ontem à localidade de Salamanca para sondar os ânimos dos paroquianos e depararam com uma população dividida. Uns aceitam, outros não. Os primeiros parecem estar em maioria, uma vez que logo no primeiro dia a colecta atingiu a quantia solicitada pelo padre.

Ninguém sabe o que padre vai fazer quando chegar à aldeia. Os paroquianos julgam que abandonará o sacerdócio. Nicolás Martín, o seu superior, disse na Cidade Rodrigo que, tal como aconteceu com Mantero, vão esperar por Alfonso para ouvir a sua versão, antes de tomar qualquer decisão.

Fonte DN