Presença "Virtual" do Papa na Rússia Irrita Ortodoxos
2002-03-02 21:22:42

O Papa João Paulo II falará hoje aos católicos de Moscovo através de três grandes ecrãs televisivos instalados na Catedral da Virgem Maria, um dos principais templos católicos da capital russa.

Simultaneamente, este encontro virtual do Santo Padre com os moscovitas será transmitido para Atenas, Budapeste, Estrasburgo, Viena e Valência.

O tema do encontro do Papa com o seu rebanho russo será: "Baptizados em Cristo, edifiquemos a civilização do amor na Europa." Uma hora antes desse contacto virtual, o bispo Tadeusz Kondrusievicz, metropolita dos católicos russos, celebrará uma liturgia cuja ideia central será "a união de todos os cristãos da Europa". A cerimónia será aberta a todos.

Jossef Zanevski, pároco do templo da Virgem Maria em Moscovo, tentou deixar claro que esta cerimónia não é organizada contra a Igreja Ortodoxa da Rússia: "Não fizemos nada contra os ortodoxos. É preciso normalizar todas as nossas relações." Porém, não obstante as intenções ecuménicas do Vaticano, a hierarquia da Igreja Ortodoxa Russa já fez saber que não quer ver João Paulo II na Rússia, mesmo que se trate apenas de uma viagem virtual.

Alexandre Abramov, funcionário da Secção para Contactos entre Cristãos da Igreja Ortodoxa Russa, não podia ser mais claro a condenar esta nova iniciativa dos católicos na Rússia: "As pontes televisivas ou visitas virtuais do Papa de Roma a Moscovo apenas podem provocar ironia, porque, quando não conseguem resolver os problemas em encontros frente a frente, tentam levar o diálogo para o âmbito do 'show'."

A hierarquia ortodoxa russa suspendeu os contactos com o Vaticano depois de João Paulo II ter decidido, recentemente, criar uma província e quatro dioceses católicas na Rússia, que os ortodoxos consideram ser seu "território canónico". Os ortodoxos recusaram-se mesmo a receber em Moscovo o cardeal Walter Kasper, encarregado do diálogo ecuménico no Vaticano.

O padre católico Jossef Zanevski não perde a esperança de ver João Paulo II na Rússia, embora reconheça que se trata de uma questão delicada: "Não obstante, por enquanto, essa visita não ser possível, esperamos que ela venha a acontecer. As pessoas querem isso. Nada acontecerá de mau se o Papa e o Patriarca Alexei II se encontrarem, conversarem e rezarem juntos."

Os hierarcas ortodoxos russos são bem mais pessimistas quanto a isso. Considerando que o encontro virtual de João Paulo II com os católicos russos é mais uma forma de pressionar as autoridades civis e religiosas da Rússia a permitirem a visita real do Papa Wojtyla a este país, o padre ortodoxo Alexandre Abramov sublinha que isso apenas dificultará ainda mais o diálogo entre o Vaticano e a Igreja Ortodoxa Russa.

"É claro que se trata de uma tentativa de resolver as questões das relações com a Rússia com a ajuda de meios técnicos e audiovisuais. Mas isso não pode ser resolvido através de 'shows' virtuais e de diálogos com estudantes, mesmo que especialmente escolhidos" - remata Alexandre Abramov.

Os dirigentes do Kremlin, desde Mikhail Gorbatchov até Vladimir Putin, não escondem o desejo de ver João Paulo II em terras russas. Porém, a Igreja Ortodoxa Russa opõe-se a essa visita enquanto o Vaticano não reconhecer a Rússia como "território canónico ortodoxo" e não puser fim ao que os ortodoxos chamam "proselitismo católico" no seu país. Neste contexto, a visita virtual de João Paulo II à Rússia apenas deverá adiar mais a sua visita real ao país, um dos maiores sonhos do actual Papa.

Fonte Público