Cardeal Kasper Admite "Desconfianças"
2002-02-28 22:54:57

Há ainda "muita desconfiança e mal-entendidos" entre o Vaticano e a liderança ortodoxa russa, admitiu no Porto o cardeal Walter Kasper, presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, organismo da Santa Sé dedicado ao diálogo ecuménico. Por isso o diálogo entre as duas igrejas cristãs "exige mais paciência" e "requer encontros mais proveitosos".

Citado pela agência Ecclesia, o cardeal Kasper mostrou-se, mesmo assim, "esperançado na melhoria do relacionamento" e "seguro de que, passados uns meses, se possam ultrapassar estas dificuldades". Recorde-se que o conflito mais recente surgiu já em Fevereiro, com os protestos ortodoxos pela criação de quatro novas dioceses católicas na Rússia.

Este facto levou o patriarca ortodoxo de Moscovo, Alexei II, a cancelar um encontro, já marcado, com Walter Kasper. Sinal dos tempos, e da relação difícil entre as duas igrejas, o cardeal católico decidiu alterar o tema da sua intervenção no âmbito das Jornadas de Teologia do centro do Porto, da Universidade Católica. Dos direitos humanos, Kasper mudou para o ecumenismo.

Os obstáculos do diálogo entre igrejas cristãs, diz o cardeal, "são normais, pois há ainda muita suspeita e animosidade". O conhecimento mútuo, o encontro, o respeito são os caminhos para chegar à unidade. "Sou alemão e nós, durante muitas décadas, não podíamos imaginar que o Muro de Berlim cairia. Mas se o Muro caiu de repente, podemos também esperar que as Igrejas um dia se unam."

Até porque, acrescenta, "o ecumenismo é irreversível" e "não há alternativa" a esse caminho. Apesar das diferenças, acrescenta, os cristãos de diferentes comunidades podem "rezar em conjunto, meditar as escrituras e trabalhar juntos pela paz, pela justiça, pelo ambiente, pelas questões sociais".

Fonte Público