Faleceu o Pe. José António da Silva Soares
2002-02-27 13:24:50

No dia 25 de Fevereiro de 2002, faleceu com 75 anos completos, após doença prolongada, na Enfermaria Provincial, do Seminário da Luz, em Lisboa, o franciscano P. Dr. José António da Silva Soares.

Nasceu em Vandoma, do concelho de Paredes e diocese e distrito do Porto, a 22 de Janeiro de 1927. Como filho único que foi, adoptou a todos e permitiu que todos o adoptassem como se fosse avô, pai, irmão, ou primo querido, estivessem ou não ligados à sua família natural.
Foi, nos últimos quarenta anos, um dos membros mais destacados da sua família espiritual, a Ordem Franciscana em Portugal, tanto nos domínios do saber, como nos campos do ensino, da Pastoral da Família ou da comunicação social.

Estudou desde 1938 até 1950 em casas dos Franciscanos de Portugal, em cujo seio professou em 1944 e se ordenou sacerdote a 23 de Julho de 1950. Findo o Curso de Pastoral, em 1951, foi leccionar, até 1956, as disciplinas de Matemática e Física e Química no Curso de Humanidades no Colégio de Montariol, Braga. Neste ano matriculou-se na Faculdade de Ciências (Grupo de Química) da Universidade Católica de Lovaina, que frequentou durante quatro anos, tendo-lhe sido conferido, a 20 de Julho de 1960, o título de “licencié en Sciences pour le groupe des Sciences Chimiques”, na secção e laboratório de Bioquímica, cursos terminados com distinção. Além do Colégio de Montariol, leccionou Ciências naturais e físico-químicas no Externato da Luz em Lisboa, até 1968, ano em que passou a ministrar a cadeira de Ciências de Biologia e depois Biologia e Antropologia no Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos (ISEE) e na Faculdade de Teologia de Lisboa, da Universidade Católica Portuguesa e ainda no ISEE e no Seminário Maior do Porto. Em 1971, ficou ligado apenas à Universidade Católica, com as cadeiras de Moral e Pastoral Familiar, Medicina Pastoral (Bioética), Moral Fundamental, e Antropologia Biológica. Ensinou também Moral Fundamental em Santarém, e em reciclagens do clero em Lamego, Vila Real, Lisboa e noutras dioceses. Desde 1963 era o Director da revista de Cultura publicada pelos Franciscanos de Portugal, Itinerarium, onde deixou vasta colaboração. Mas os seus trabalhos ficaram dispersos por outras publicações, tais como a Enciclopédia Verbo, a Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, a Acção Médica, o Boletim da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e Obstetrícia, e as revistas Miriam, Alma, Paz e Alegria e sobretudo Família Cristã, onde durante muitos anos assegurou a secção “Carta do mês”. Autor do livro Paternidade Consciente e Responsável, com várias edições, foi um estudioso assíduo e um técnico das questões relacionadas com a família e a fecundidade, tanto numa perspectiva ética como em âmbito pastoral, sendo como tal solicitado a colaborar ou participar na Semana Nacional da Família, na Associação para o Planeamento Familiar (A.P.F.), no Serviço de Entreajuda e Documentação Conjugal (S.E.D.C.), nas Equipas de Casais de Nossa Senhora e no Centro de Preparação para o Matrimónio (C.P.M.). Para além das lições e conferências em congressos e semanas das matérias da sua especialidade, desenvolveu uma importante acção na implantação em Portugal do Movimento “Marriage Encounter”, tendo para o efeito participado em importantes iniciativas em diversos países da Europa e das Américas. Foi igualmente de interesse a sua participação e colaboração em entrevistas e depoimentos dados, quer na Televisão, nomeadamente na RTP e na SIC, quer na Rádio, RDP, Rádio Comercial, e outras. Na Rádio Renascença, manteve mesmo durante anos um programa semanal, conhecido por “Consultório Familiar”.

O seu Funeral realizar-se-á na quarta- feira, dia 27 de Fevereiro, após a concelebração da Missa de Corpo presente, a efectuar na igreja do Seminário Franciscano da Luz, Largo da Luz, nº 11, em Lisboa, com início às 14,30 horas.

Lisboa, 26 de Fevereiro de 2002.

António de Sousa Araújo