Arquidiocese de Évora vai ter inventário de bens móveis
2002-02-28 13:23:03

A Arquidiocese de Évora vai fazer o levantamento dos seus bens artísticos. Ao longo dos próximos oito meses, vai levar a cabo um inventário pormenorizado que, numa fase inicial, permitirá a catalogação do património móvel de 20 paróquias, num primeiro esforço para assegurar a sua preservação.

A próxima sexta-feira, dia em que a Arquidiocese de Évora e a Fundação Eugénio de Almeida assinam o protocolo de colaboração que torna o inventário possível, marca o arranque de um processo de levantamento que compreende duas áreas distintas: a dos objectos artísticos (pintura, escultura, paramentos, ornamentos, alfaias e instrumentos musicais) e a do acervo bibliográfico e arquivístico.

Os signatários do acordo, citados pela agência Lusa, afirmam que o grande objectivo da iniciativa é "a inventariação e catalogação do património artístico e cultural móvel, tendo em vista o seu conhecimento, salvaguarda, valorização e divulgação". Logo que estejam concluídos os trabalhos, deverá realizar-se uma exposição com as peças mais significativas das paróquias inventariadas.

Fonte Público