paroquias.org
 

Notícias






Peregrinação à Freirinha Santa de Viana
2000-11-05 16:05:39

Não pertence ao número dos santos, nem tão pouco tem aberto o seu processo de beatificação. Apesar disso, a carmelita Madre Maria da Conceição já há mais de um século foi canonizada no coração do povo, o povo humilde de Viana do Castelo, que a trata carinhosamente por "Freirinha Santa".

Diariamente, as dezenas de pessoas que visitam o cemitério municipal para venerar os seus mortos não deixam de ir ao topo nascente do campo santo e depositar um ramo ou uma simples flor, beijar o travesseiro granítico da imagem jasente da carmelita, ou solicitar uma graça. Outros cumprem promessas. Deixam azeite e imagens de cera, acendem velas, depositam donativos na capela mortuária, para ajudar ao processo de beatificação.

A "Freirinha Santa" nasceu rica, em Braga, a 7 de Dezembro de 1808, e morreu freira, no convento das Carmelitas, a 19 de Março de 1888. Dizem os biógrafos da "santa" que o odor da sua santidade se manifestou logo no dia da morte, saindo da sua cela "um perfume suavíssimo, que depois se espalhou a todo o convento, aroma que perdurou quase um ano, parecendo que toda a casa estava semeada de rosas".

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia