"Não há alternativa ao ecumenismo", afirma Walter Kasper
2002-02-25 22:00:16

“O Ecumenismo é irreversível e agora há que rezar em conjunto”. Esta foi a mensagem deixada pelo Cardeal Walter Kasper no início das Jornadas Teológicas da Universidade Católica, que hoje começaram na Universidade Católica, no Porto, por iniciativa do núcleo local da Faculdade de Teologia.

Em declarações à Agência ECCLESIA, o Presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos sublinhou que “a decisão do Concílio Vaticano II é final”. “Não há alternativa ao ecumenismo – frisou. Vivemos num mundo globalizado e nenhuma Igreja se pode isolar das outras. Num mundo cada vez mais secularizado, temos que dar um testemunho credível da nossa fé em Jesus Cristo”.
Apesar das diferenças (que, nos meandros do ecumenismo é sempre frisado, são menores que os pontos que unem as Igrejas), “porque temos a mesma Sagrada Escritura e o mesmo Credo, podemos rezar em conjunto, meditar as escrituras e trabalhar juntos pela paz, pela justiça, pelo ambiente, pelas questões sociais”. É este o caminho apontado pelo Cardeal Walter Kasper para que se crie uma “verdadeira comunidade de Igrejas; e isto não é uma Igreja uniformizada – ressalvou – mas uma unidade na diversidade e uma diversidade na unidade”.
Quanto às dificuldades que por vezes acompanham o diálogo ecuménico, o Cardeal Walter Kasper salientou que “são normais, pois há ainda muita suspeita e animosidade”, pelo que, relativamente aos crentes de outras confissões, o importante é “encontrá-los, conhecê-los melhor, à sua fé e apreciá-la também, não abdicando da nossa identidade católica mas respeitando a dos outros. Depois, mostrando preocupação e interesse por se fazer muito mais do que tem sido feito até agora”.
Dificuldades mais intensas têm surgido no relacionamento com a Igreja Ortodoxa de Moscovo, em especial após a criação das 4 dioceses católicas na Rússia, que levaram o Cardeal Walter Kasper a cancelar a sua visita àquele país, onde se encontraria com o Metropolita Alexei II. A este propósito, o Presidente do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos salientou que existem duas mentalidades diferentes nos Ortodoxos. Com os Ortodoxos russos, existe ainda “muita desconfiança e mal-entendidos” reconheceu o Cardeal Walter Kasper, pelo que o diálogo “exige mais paciência” e “requer encontros mais proveitosos”. Ainda assim, mostrou-se “esperançado na melhoria do relacionamento” e “seguro de que, passados uns meses, se possam ultrapassar estas dificuldades”.
Quanto a uma possível futura unidade dos cristãos, o Cardeal Walter Kasper respondeu com a história do seu país: “sou alemão e nós, durante muitas décadas antes da reunificação das Alemanhas, não podíamos sequer imaginar que o Muro de Berlim cairía. Mas se o Muro de Berlim caiu de repente, podemos também esperar que as Igrejas um dia se unam. O Espírito Santo é sempre bom e não podemos dizer durante quanto tempo mais isto será assim”.
Concluindo, o Cardeal Walter Kasper fez ainda questão de frisar que “não podemos desistir da nossa esperança e devemos, acima de tudo, rezar pela unidade. Não se trata apenas de como os humanos trabalham para essa unidade mas de como deixam actuar o Espírito Santo”.