paroquias.org
 

Notícias






Manifestação Ortodoxa em Moscovo Contra "Expansão" Católica
2002-02-23 21:36:31

Cerca de 1500 russos ortodoxos manifestaram-se ontem em frente à nunciatura contra a decisão do Vaticano de criar quatro dioceses católicas na Rússia, denunciando "uma expansão nos territórios tradicionalmente ortodoxos".

Os manifestantes traziam consigo ícones ortodoxos e cartazes onde se lia "Vaticano, tu não te apoderarás da Rússia". "Vai-te embora, Papa. Estas são terras ortodoxas", diziam os manifestantes entre cânticos, orações e palavras de ordem que incluíam "Não à expansão do Vaticano".

"A decisão do Vaticano é humilhante. Nós temos a nossa própria cultura, fé e história", afirmou diante dos manifestantes o deputado Guennadi Goudkov, membro da comissão da segurança da Duma (câmara baixa do Parlamento). "Toda a gente se quer aproveitar do facto de nos termos tornado mais frágeis. Olhem para os americanos, que abandonaram unilateralmente o tratado antimísseis ABM", disse. "Nós dirijimo-nos a Vladimir Putin e ao patriarca Alexis II. Protejam a Santa Rússia da invasão dos heterodoxos", afirmou, por seu lado, o redactor do jornal nacionalista "Rousski Vestnik", Alexeï Sénine. "O nosso território é tradicionalmente ortodoxo. Não quero que os nossos filhos se tornem católicos", disse à AFP Natalia Markina, uma actriz de 50 anos.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia