paroquias.org
 

Notícias






Ex-padre Condenado a Nove Anos de Cadeia por Pedofilia
2002-02-23 21:28:08

Um antigo padre católico norte-americano, acusado de dezenas de agressões sexuais sobre crianças, foi condenado na passada quinta-feira, a uma pena de nove a dez anos de prisão por um tribunal de Cambridge (Massachusetts), que julgou uma das acusações que sobre ele pendiam. John Geoghan, de 66 anos de idade, contra quem há 130 queixas ao longo de vários anos, recebeu a pena máxima prevista pela lei para este tipo de crimes.

O procurador Lynn Rooney acusou Geoghan de ser um "perigo para a segurança" e "incapaz de se controlar". A juíza Sandra Hamlin pronunciou-se no mesmo sentido, sublinhando que ele agiu "no quadro do seu ministério", agredindo rapazes muitas vezes oriundos de meios desfavorecidos.

John Geoghan não mostrou qualquer reacção durante a leitura do veredicto. O advogado de defesa, Geoffrey Packard, pediu a libertação do seu cliente, argumentando que ele estava a ser o bode expiatório dos casos de abuso sexual de que têm sido acusados vários padres católicos americanos.

O escândalo foi mais grave ainda porque alguns dos casos eram conhecidos dos respectivos bispos, que se limitaram a transferir os padres para outras paróquias, sem impedir que eles estivessem em contacto com jovens. De acordo com a imprensa americana, o caso irá custar agora qualquer coisa como 10 milhões de dólares (mais de 11 milhões de euros), que a hierarquia católica terá que pagar em indemnizações, para resolver amigavelmente as acusações ainda pendentes contra o padre. Brevemente, Geoghan deverá ainda ser julgado por violação de um rapaz, em Boston.

No rescaldo destes casos, o cardeal de Boston, Bernard Law, viu o seu grande prestígio social ficar abalado, por não ter denunciado casos de padres pedófilos à justiça. Agora, perante as críticas de que foi alvo, Law demitiu oito padres dos seus cargos e denunciou à polícia 80 padres acusados de pedofilia.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia