Moscovo Admite Encontro Entre o Papa João Paulo II e o Patriarca Alexis II
2002-02-21 20:55:20

A Igreja Ortodoxa russa admite a possibilidade de um encontro entre o papa João Paulo II e o patriarca Alexis II, desde que sejam antes "resolvidos alguns problemas" entre Moscovo e o Vaticano, declarou ontem o porta-voz do Patriarcado.

Uma reunião entre o papa e o patriarca russo chegou a estar programada para 1997, num mosteiro nos arredores de Viena, mas acabou por ser cancelada, revelou o metropolita Cirill de Smolensk e Kalininegrado. Ainda segundo o metropolita, na altura, as autoridades eclesiásticas católicas e ortodoxas elaboraram um projecto de declaração conjunta que incluía dois aspectos importantes para a Igreja russa: a condenação do proselitismo, actividade de missionação católica nos territórios ortodoxos, e críticas aos uniatas, ou grego-católicos, que ganham força na Ucrânia. Contudo, por iniciativa do Vaticano, estes dois itens seriam excluídos do projecto de declaração poucos dias antes do encontro planeado e o patriarcado de Moscovo cancelou a reunião.

Mais recentemente, a Igreja russa esperou que a visita do papa à Ucrânia, em Julho passado, ajudasse a regularizar as discórdias entre Moscovo e o Vaticano, no que diz respeito às actividades da Igreja Católica no território ucraniano. "Todavia, isso não aconteceu", afirmou o metropolita Cirill, considerando que "alguns aspectos da visita papal complicaram ainda mais a situação".

Mesmo assim, se as divergências que se mantêm entre as igrejas Católica Romana e Ortodoxa russa "chegarem a ser regularizadas", não haverá obstáculos ao encontro do papa com o patriarca, ressaltou o arcebispo.

A declaração da Igreja Ortodoxa surge pouco depois da polémica resultante da recente decisão do Vaticano de criar quatro dioceses católicas na Rússia. O patriarcado de Moscovo lançou fortes críticas a Roma, acusando o pontificado de intenções de missionarismo na Rússia, uma reacção apoiada pelas autoridades, através de um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Este novo dado veio confundir ainda mais a situação, visto que, a nível estatal, Moscovo e o Vaticano têm mantido até agora boas relações. O presidente Vladimir Putin foi recebido, o ano passado, no Vaticano, durante a sua viagem a Itália, e reiterou o convite a João Paulo II para uma visita de Estado à Rússia, antes formulado pelo seu antecessor, Boris Ieltsin.

No passado dia 11, o patriarcado da Igreja Ortodoxa russa cancelou a visita a Moscovo do cardeal Walter Casper, embaixador do Vaticano para o diálogo entre os cristãos, marcada para hoje e amanhã. Dada a deliberação do Vaticano sobre as dioceses na Rússia, considera-se que a missão do cardeal Casper "não é possível", dizia a mensagem enviada pelas autoridades ortodoxas ao Vaticano. O enviado papal devia discutir com o metropolita Cirill as vias de solução das questões litigiosas que separam as duas Igrejas Cristãs há séculos.

Fonte Público