paroquias.org
 

Notícias






Patriarca Fala das Eleições e do Amor Conjugal
2002-02-20 22:12:27

Na sua mensagem para a Quaresma, o patriarca de Lisboa, cardeal D. José Policarpo, fala do discernimento que os cristãos devem fazer, no sentido de "perceber melhor" o seu papel na construção da sociedade.

A esse propósito, refere-se ao momento eleitoral que o país atravessa, o qual exige "esse discernimento que, para ser cristão, deve ser feito à luz da verdade cristã".

Dessa verdade brota "a exigência" da participação e do compromisso por uma sociedade "mais justa" e "mais respeitadora da dignidade do homem". Mas o patriarca acrescenta que aos direitos correspondem deveres e que um cristão nunca deve esperar "que 'alguém' resolva os seus problemas, limitando-se a deixar correr, ou a exigir e criticar". "Uma sociedade desenvolvida e harmónica tem de ser obra de todos. Somos todos co-responsáveis pelo nosso futuro colectivo."

Para os católicos há também outro dever, de acordo com este documento do bispo de Lisboa: "Ter em conta as propostas concretas apresentadas, confrontá-las com a doutrina da Igreja sobre a pessoa e sobre a sociedade e ter garantias de que as propostas programáticas são exequíveis." O momento actual é "de verdade e não de ambiguidades", acrescenta. "Ninguém tem soluções infalíveis, mas isso não pode ser desculpa para não escolher." Os cristãos devem, assim, "apoiar o projecto" com que se identifiquem, mas na consciência de que "a sua realização depende de todos, na pluralidade das diferenças".

Além desta mensagem, o cardeal iniciou no final de tarde de domingo passado, na Sé de Lisboa, as suas catequeses quaresmais. Este ano, D. José Policarpo falará do amor conjugal, com um tema diferente em cada um dos domingos que antecede a Páscoa.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia