IMIGRANTES E SOLIDARIEDADE NO V ENCONTRO DE COLABORADORES DA CÁRITAS
2002-02-19 21:43:36

Os imigrantes e os novos desafios à solidariedade dos cristãos dominaram as atenções de mais de cem participantes no V Encontro Anual de Colaboradores da Cáritas Diocesana, realizado no passado domingo, em Leiria.

A apresentação do tema esteve a cargo da Drª. Maria do Rosário Farmhouse, que trouxe a sua experiência de atendimento e apoio aos imigrantes no Serviço Jesuíta aos Refugiados de que é coordenadora. A informação do quadro legal aplicável aos imigrantes, os direitos e deveres que lhes assistem, a cultura que os modelou, as esperanças e desesperos que transportam, a dureza das condições em que muitos vivem, constituiram um valioso contributo para a compreensão do fenómeno migratório, nas suas perspectivas económica, social, cultural e religiosa..
As numerosas questões a que a apresentadora foi solicitada a responder, demonstram o interesse dos participantes e a falta de informação que ainda subsiste na sociedade em geral e mesmo nos grupos mais despertos para os apoiar. Mas a acção contribuiu, sobretudo, para tornar mais competente e esclarecido o apoio já prestado por vários grupos, para sensibilizar as comunidades cristãs para o acolhimento fraterno e para desenvolver uma consciência social respeitadora dos direitos e garantias consagrados internacionalmente e contemplados na legislação portuguesa.
O encontro que se inseriu nos actos que assinalam a Semana Nacional da Cáritas de que se dá conta noutro espaço desta nota informativa, contou com a presença do Bispo da diocese, D. Serafim Ferreira e Silva, e constituiu também um tempo de formação e interiorização para o que são os princípios e motivações da Cáritas.