Cáritas em Semana Nacional
2002-02-19 21:42:15

Uma recolha de sangue na cidade de Leiria e o peditório público anual, são as acções que a Cáritas Diocesana de Leiria está a preparar para assinalar a Semana Nacional da Cáritas que decorre em todo o País, de 24 de Fevereiro a 3 de Março, sob o lema “Mundo Solidário, Mundo de Paz”.

A recolha de sangue tem lugar na manhã de 4ª. Feira dia 27, nas imediações da Praça Rodrigues Lobo, em Leiria, com o apoio e a favor do Hospital de Santo André.
Para além de corresponder a necessidades reais e objectivas, os organizadores realçam também nesta acção que ocorre pelo quinto ano consecutivo, o seu valor simbólico e pedagógico: o sangue é sinónimo de vida, e a partilha que dele fazemos pode ser para outros a oportunidade de viver, constituindo, por isso, uma das expressões mais nobres de solidariedade.

O peditório público anual para a Cáritas tem também lugar na mesma semana. Decorre entre os dias 28 de Fevereiro e 3 de Março nos principais centros urbanos da área da diocese . Foi autorizado pelo Governador Civil do Distrito de Leiria e vai ser realizado por colaboradores voluntários devidamente identificados e credenciados.
Para os responsáveis da Cáritas este peditório é visto como uma necessidade, já que, com o ofertório do domingo, dia 3, nas igrejas, constituem os meios para a actividade daquele organismo diocesano.

Mas esta colecta pública pode manifestar também a recusa dum individualismo fechado, e ser entendida como afirmação de disponibilidade para ir ao encontro das necessidades dos outros ;uma oportunidade de partilha no seu sentido mais elevado:
não apenas como dádiva a outrem daquilo que cada um tem como seu, mas entendida, sobretudo, como partilha fraterna dos bens que se destinam a todos.

Partilhar o muito ou o pouco, de bens espirituais ou materiais ,do que sobra ou do que faz falta, para que outros possam ser aliviados no seu quotidiano de privação, ou possam ter acesso a condições de maior bem-estar constituirá sempre, para todas as pessoas e de forma particular para os cristãos, manifestação privilegiada de fraternidade humana e é verdadeira expressão do preceito de Cristo que resume todos os demais: amar a Deus e ao próximo, como Ele nos amou.
Não é outro o sentido da citação do Evangelho de S. Mateus que o Papa escolheu para tema desta quaresma : “Recebestes de graça, dai de graça”: a gratuidade de dar e dar-se é apenas a correspondência dos homens à infinita magnanimidade de Deus, de quem recebemos quanto somos e quanto temos.

“A Cáritas”, refere o Bispo de Leiria- Fátima e Presidente da Comissão Episcopal para a Acção Social e Caritativa na mensagem que escreveu para aquela semana, “ é detentora de um acervo histórico que a prestigia e credencia para a confiança dos cidadãos individuais. Merece gratidão e apoio por quanto tem feito discretamente e como escola aberta de educação e corresponsabilidade. Não dispensa, mas sublima a justiça, calafetando brechas e lacunas de pobrezas anónimas e envergonhadas”.
È neste contexto que a Cáritas se dirige à comunidade , dela esperando os mesmos sinais de participação , compreensão e estímulo com que a generalidade das pessoas a tem distinguido.

Ambrósio Santos
Presidente da Cáritas Diocesana de Leiria