Diálogo teologal
2002-02-17 21:39:25

Em Portugal, para presidir à Peregrinação Internacional Aniversária a Fátima e à ordenação episcopal de D. António Montes Moreira, o Cardeal Patriarca de Lisboa falou à Ecclesia sobre os trabalhos da X Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Ecclesia - Que linha condutora é possível desde já perceber entre as várias intervenções no Sínodo?
Cardeal D. José Policarpo - É um pouco cedo para dizer, na medida em que estas duas primeiras semanas são de intervenções livres. Houve alguém que, numa primeira síntese, identificou 78 temas abordados. Ontem mesmo (já não assisti) foi feita a chamada relação síntese. A partir daí é que devem ser identificadas algumas questões que estão a ser objecto de trabalhos de grupo.
É um sínodo muito centrado no ministério do Bispo, enquanto anunciador e servidor do Evangelho para a esperança do mundo. É um sínodo muito teologal, sem que deixe de ser muito orientado para a mensagem concreta do mundo concreto.
Não há temas dos que dão nas vistas... Há sobretudo um esforço muito grande em identificar naquilo que é normal na vida da Igreja, aquilo que pode – na medida em que for apresentado com radi-calidade e com novidade – ter impacto no mundo e no homem contemporâneo que busca o sentido da vida e da História

Ecclesia – O Senhor D. José apresentou o diálogo como um grande desafio que se abre a cada um dos Bispos?
Cardeal D. José Policarpo - Não fui eu que introduzi o assunto. Ele apareceu logo na relação inicial, apresentado como um desafio síntese de muitas convergências. Depois, várias outras pessoas já intervieram nesse sentido. Na minha intervenção abordei uma questão que a mim particularmente me parece importante: uma complementaridade e uma diferença entre uma dimensão sociológica do diálogo, que é própria de uma sociedade democrática, e uma dimensão teologal do diálogo na Igreja.

Ecclesia - Até que ponto os acontecimentos de 11 de Setembro condiciona-ram a reflexão do Sínodo?
Cardeal D. José Policarpo - Estiveram presentes, mas não condicionaram. Os acontecimentos, quando muito, dão densidade ao tema que é: Bispo como profeta da esperança.