Ser pobre: opção evangélica
2002-02-14 22:18:26

Realizou-se no passado dia 13 de Fevereiro, na Igreja Paroquial de Santiago de Sesimbra, uma conferência subordinada ao tema: «Ser pobre: opção evangélica», por D. Manuel da Silva Martins.

Esta iniciativa está inserida nas Conferências quaresmais, que desde 1998, a Paróquia de Santiago de Sesimbra promove no tempo da Quaresma, às quartas-feiras à noite. O tema deste ano é Renovar a mensagem das bem-aventuranças.
«Pobres bem-aventurados são os que vivem em desprendimento interior (sem avareza, sem orgulho ou sem ganância) e os que cultivam a bondade de coração» - disse o Bispo emérito de Setúbal, segundo o qual o «sermão da montanha reflecte as loucuras que o nosso Deus -- louco de amor por nós -- nos propôs através de Jesus».
Na sua reflexão D. Manuel Martins procurou explicar as várias ordens ou níveis de «pobres», desde os de nível material - pobreza mental, cultural, de relações ou de comportamentos -- passando pelos de ordem material - remediados, abaixo do nível de pobreza (2,5 milhões em Portugal!) e os miseráveis -- e, ainda, os da ordem de coração.
«Num mundo que admira e que louva os que são capazes de ter, os que têm a filosofia do sucesso», na óptica de D. Manuel, «os pobres são aqueles que não pensam só em si (milhões de voluntários!), os que não têm o coração apegados às riquezas, mas que, pelo dom da sabedoria, nunca trocam o mais pelo menos».
No próximo 20 de Fevereiro prosseguem as «Conferências quaresmais» aprofundando o tema «Consolar ou ser consolado: desafios actuais», pela Dr.ª Maria Barroso, presidente da Cruz Vermelha Portuguesa.

Pe. Silvio Couto