Dioceses católicas na Rússia abalam relação com ortodoxos
2002-02-14 09:35:19

A decisão anunciada recentemente pelo papa João Paulo II de elevar ao estatuto de diocese as quatro Administrações Apostólicas da Igreja Católica que existiam até agora na Rússia está a gerar o desacordo na Igreja Ortodoxa russa.

O patriarca de Moscovo, Alexis
II, e o os membros do sínodo da Igreja Ortodoxa russa classificam-na mesmo de "medida não conciliatória, que abala as perspectivas duma melhoria nas relações entre as duas Igrejas".
No entanto, para o arcebispo católico Tadeus Kondrusievich (até agora administrador apostólico com sede em Moscovo), a transformação das Administrações em Dioceses é um "assunto interno da Igreja Católica" e um sinal de normalização da sua presença na Rússia. Os expoentes da Igreja Ortodoxa vêm a coisa de outro modo.
Em entrevista à televisão russa, o metropolita Kirill, responsável pelas relações externas do Patriarcado de Moscovo, acusou o Vaticano de, com esta medida, exprimir a intenção de "exercer actividade missionária entre a população russa e entre os fiéis ortodoxos". O que, garante, "vai ter as piores consequências nas relações entre a Igreja Ortodoxa russa e a Igreja Católica".
As relações entre o Vaticano e a Igreja Ortodoxa russa têm sido difíceis nos últimos dez anos, com Moscovo a acusar Roma de ter "invadido o seu território canónico" e de estar a fazer proselitismo entre os ortodoxos.
A Igreja Ortodoxa tem normalmente uma estrutura que corresponde à divisão política do território, e por isso considera que a Rússia deve estar sob a jurisdição única do Patriarcado de Moscovo, admitindo a presença de outras igrejas só para servir minorias étnicas oriundas doutras terras.
Os representantes de Roma lembram, no entanto, que antes da revolução comunista havia muitas mais dioceses católicas na Rússia, e que a Igreja Ortodoxa russa também tem os seus bispos em muitos países ocidentais.

Fonte JN