Anuário Pontifício para 2002
2002-02-13 23:41:52

Na manhã do passado sábado, dia 9, foi apresentada a edição 2002 do Anuário Pontifício. Um manancial de nomes, informações, instituições da Igreja, no Mundo, trabalho que o Papa agradeceu aos seus promotores a quem manifestou o seu interesse sobre os dados estatísticos da Igreja, no planeta.

Descobre-se assim, por exemplo, que a Santa Sé mantém relações diplomáticas com 174 Estados; que desde a anterior edição do anuário foram criadfas seis novas sedes episcopais e nomeados 161 novos bispos; que os católicos são cerca de 17% da população mundial, quase metade dos quais concentrados no continente americano.
Sabe-se ainda que operam no mundo mais de 4500 bispos, mais de 400 mil sacerdotes; que as pessoas empenhadas nas actividades pastorais superam os quatro milhões e que, entre 1999 e 2000, o número de padres no mundo cresceu em cerca de 190 unidades, paralelamente ao ligeiro aumento verificado nas filas dos seminaristas.
Na apresentação destas e de outras informações, estavam presentes na audiência, o cardeal secretário de Estado, Angelo Sodano, os responsáveis da Tipografia Vaticana e ainda monsenhor Vittorio Formenti, do Centro de Estatística da Igreja, coordenador da equipa que actualizou o “anuário”.