Carnaval a rezar
2002-02-13 23:38:39

Os Grupos de Oração da diocese de Portalegre – Castelo Branco, viveram uma terça-feira de Carnaval, bem diferente do que é habitual.

Longe das músicas brasileiras e da dança, cerca de 250 pessoas, reuniram-se em Nisa, para um dia de encontro, oração e reflexão, sobre o tema: "Tudo me é permitido, mas nem tudo é conveniente" (1 Cor 6, 12).
O encontro decorreu no Cineteatro, onde cerca de 18 grupos, vindos de variados pontos da diocese se juntaram com D. Augusto César que presidiu à eucaristia do Encontro, tendo exortado os participantes ao testemunho, alentando os grupos no seu dinamismo apostólico e eclesial. Estes grupos de Oração, segundo disse à Agência ECCLESIA, o Pe. Mário Ribeiro, “resultam do apostolado desenvolvido pela Canção Nova, dentro do Renovamento Carismático”. Para este sacerdote se em certos casos, a presença destes grupos nas comunidades é problemática, “todos devemos discernir e encontrar caminhos de convergência”.
Os grupos de oração tem um carisma específico: “reunirem-se para a oração, louvor e escuta da Palavra, estudando os temas do Guião Pastoral da Diocese para este ano”. Este foi o terceiro encontro diocesano, justificado pela necessidade de reunir todos os seus elementos. Segundo o Pe. Mário Ribeiro, “diversos movimentos diocesanos, têm um dia para se encontrarem, neste sentido, os Grupos de Oração têm feito um esforço para, pelo menos uma vez por ano se reunirem para dinamizar, evangelizar e consolidar os respectivos grupos para que diocesanamente se sintam mais vivos”.