Nasceu a Associação Portuguesa de museus da Igreja católica
2002-02-13 23:38:03

No passado dia 9 de Fevereiro foi lançada, em Fátima, a Associação Portuguesa de Museus da Igreja Católica (APMIC).

Uma entidade que tem como objectivo dar força e representação aos Museus eclesiásticos. “O que pretendemos com esta associação é elevar o nível dos museus da Igreja” afirmou à ECCLESIA o Cónego Carlos Azevedo, Representante da Conferência Episcopal Portuguesa junto do Conselho Consultivo do Instituto Português de Museus. A Associação agora criada pretende ajudar os vários sócios a valorizar o seu património colocando-o ao serviço da pastoral. É esta a característica que distingue os Museus da Igreja dos outros Museus. Para D. Albino Cleto, Presidente da Comissão Episcopal dos Bens Culturais da Igreja, o objectivo não é criar uma rede de museus paralela á Rede Nacional de Museus. A Rede Nacional de Museus tem os seus intuitos específicos que interessam à Igreja, tais como a defesa, a conservação, e a animação cultural. Mas, garante D. Albino, os museus da Igreja “têm uma função catequética, evangelizadora” que interessa valorizar.
Com esta associação tornar-se-á mais fácil a comunicação entre os vários Museus. Quer essa comunicação passe pela divulgação de regulamentação, de iniciativas, de programas de apoio financeiro do Estado bem como a organização de exposições de âmbito nacional. Tudo com um duplo objectivo: conservação e divulgação do património religioso.