Igreja Católica Cria Quatro Dioceses na Rússia
2002-02-13 23:13:59

O Papa João Paulo II decidiu reorganizar a estrutura da Igreja Católica na Rússia com a criação de uma província e de quatro dioceses no país, provocando duros protestos do Patriarcado ortodoxo de Moscovo.

O metropolita Kirill, responsável pelas relações exteriores, anunciou uma "pausa" nos contactos com o Vaticano.
"A transformação das actuais administrações apostólicas da Igreja Católica na Rússia em quatro dioceses - considerou Joaquín Navarro-Valls, porta-voz do Vaticano - visa normalizar a existência da Igreja na Rússia e facilitar a assistência pastoral aos fiéis." Segundo dados do Vaticano, os católicos na Rússia são cerca de 600 mil.
As novas dioceses foram baptizadas com os nomes de Mãe de Deus (Moscovo), São Clemente (Saratov), Transfiguração (Novossibirsk) e São José (Irkutsk).
Além disso, foi criada uma nova província eclesiástica com sede na diocese Mãe de Deus de Moscovo, da qual dependerão as restantes e que será dirigida pelo arcebispo Tadeusz Kondrusiewicz, até agora administrador apostólico da Rússia Setentrional.
A fim acalmar a ira do Patriarcado de Moscovo da Igreja Ortodoxa Russa, Navarro-Valls sublinhou que "essa medida se baseou na mesma preocupação pastoral que impulsionou recentemente a reorganização efectuada pela Igreja Ortodoxa Russa na sua administração no estrangeiro". Recentemente, Alexei II, patriarca ortodoxo de Moscovo, criou paróquias em Berlim, Viena e Bruxelas.
Além disso, o porta-voz do Vaticano considera que as decisões do Papa João Paulo II irão contribuir para "melhorar o diálogo e a colaboração com o Patriarcado de Moscovo". "Ao qual sempre manifestámos o nosso apoio", frisou.
Porém, a Igreja Ortodoxa Russa reagiu de forma extremamente negativa às iniciativas do Sumo Pontífice. "Vimos nisso uma nova tentativa da parte do Vaticano de continuar o trabalho de proselitismo no território canónico da Igreja Ortodoxa Russa", declarou Igor Bejanov, funcionário da Secção para as Relações Internacionais do Patriarcado de Moscovo, acrescentando: "Não somos contra a criação de paróquias católicas na Rússia, mas não aceitamos o envio de missionários e monges católicos que tentam converter pessoas que nunca pertenceram à Igreja Católica."
O arcebispo católico Tadeusz Kondrusiewicz refuta essas acusações e recusa-se a aceitar conceitos como "território canónico da Igreja Ortodoxa Russa": "O território canónico é aquele cujas fronteiras passam pelo coração das pessoas. Em conformidade com o Concílio Vaticano II, a liberdade de consciência e religiosa baseia-se na dignidade da personalidade humana, ou seja, na sua opção."
As tensas relações entre a Santa Sé e os altos-dignitários ortodoxos russos nunca foram cordiais e, nos últimos tempos, têm-se agudizado seriamente, porque o Patriarcado de Moscovo teme a expansão do catolicismo em território russo. Por isso, a possibilidade de o Papa João Paulo II realizar um dos seus maiores desejos - coroar o seu pontificado com uma visita à Rússia - torna-se cada vez mais remota.

Fonte Público