Igreja apoia jovens em risco
2002-02-13 23:12:14

A Rua dos Caldeireiros, uma zona de prostituição do Porto, conta a partir deste mês com uma casa de apoio a jovens com graves problemas sociais, promovida pela Igreja.

A Casa Jovem surge na sequência de um trabalho de mais de cinco anos da paróquia da Vitória, uma das freguesias com mais graves e estruturais problemas sociais do Porto, junto dos adolescentes e jovens da zona.
Esses problemas estruturais incluem uma taxa de desemprego superior a dez por cento e um analfabetismo que afecta 7,7 por cento da população - 30 por cento da qual não completou o sexto ano de escolaridade. Há também problemas de droga que afectam sobretudo adolescentes e jovens, que os levam a entrar na prostituição.
Uma situação que levou o padre Jardim, da paróquia da Vitória, "cansado de ver fugir tantas almas entre os seus dedos", a decidir "atacar o monstro" no seu próprio território. O trabalho do clérigo não é de agora, nasceu há cinco ou seis anos quando, após um diagnóstico preocupante sobre o que se passava na sua paróquia, fez as contas a quanto a Cadeia de Custóias gastava por ano na manutenção dos 70 reclusos oriundos da sua freguesia.
"Consegui convencer as autoridades de que seria muito mais interessanteg astar esse dinheiro na prevenção do que quando já era demasiado tarde para muitos casos. E nasceu a ideia de criar salas de estudo para jovens, apoio aos que abandonavam precocemente o ensino, atendimento psicológico a famílias e outros serviços dentro desta área", recordou o padre Jardim. Em muitos casos, as "famílias", apoiadas pelos serviços, mais não eram do que jovens abandonadas pelos namorados com um filho nos braços e uma vida para resolver. Mas o trabalho do dia-a-dia começou a ser de mais para as instalações provisórias que ameaçavam eternizar-se, pelo que o padre Jardim passou a alimentar o sonho de criar de raiz um "quartel-general" capaz de albergar as tarefas cada vez mais complexas do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora da Vitória, a estrutura entretanto por si criada para "arregaçar as mangas" na luta contra a marginalidade. "E não havia melhor sítio do que o "coração" do problema", afirmou o clérigo, pelo que a Casa Jovem acabou por ser instalada num prédio da Rua dos Caldeireiros, totalmente recuperad de acordo com a traça original. Além dos serviços já desenvolvidos pelo Centro Social e Paroquial, o edifício vai acolher, na cave, um espaço de convívio a dinamizar pelos jovens nos tempos livres, mesmo à noite.
Agora o sonho ganhou forma, com a inauguração da Casa Jovem, e nunca a Rua dos Caldeireiros viu tanta gente ilustre a passar, desde o bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, até ao secretário de Estado da Solidariedade, entre outros.

Fonte DN