paroquias.org
 

Notícias






Apresentação da colecção "Estudos Teológicos"
2002-02-05 21:40:13

A colecção de “Estudos Teológicos” foi hoje oficialmente apresentada na sua totalidade, na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa, tendo sido ainda editados dois novos volumes dos 39 que a vão compor.

Tendo sido já apresentado, numa espécie de ante-estreia destes volumes, a 12 de Dezembro do ano passado, o volume nº33 da colecção (“A Patrologia Galaico-Lusitana”), dia 4 de Fevereiro ficaram a ser conhecidos os volumes nºs 3 e 11. Respectivamente, “A Teologia da Fé”, de João Duque, trata temas como a fenomenologia do crer, a fenomenologia da fé cristã e a fundamentação da fé, e “A Consumação do Homem e do Mundo”, de Manuela Carvalho, que trata temas como a esperança humana, no mundo não cristão e a esperança cristã, e ainda a escatologia.
Esta obra da responsabilidade da Faculdade de Teologia da UCP vai integrar várias secções temáticas, entre as quais a Teologia Histórica, a Teologia Moral, a Teologia Pastoral ou o Direito Canónico.
Em notícia on-line da Agência ECCLESIA de 11 de Dezembro de 2001, o Director da Faculdade de Teologia explicou que se pretendeu que “os professores dessem corpo ao que têm ensinado ao longo dos anos e à sua maturidade de pensamento”. Traduzir foi verbo proibido, “obrigando-se, assim, os professores a porem por escrito o seu pensamento e conhecimento”, referiu o Pe. Saturino Gomes, esclarecendo que se quis, desta forma, “prestigiar e marcar a Teologia em Portugal”.
Ainda que sendo uma obra de cunho e rigor científico, não se apresentando como de mera divulgação, “não é uma obra tão elevada que não seja acessível”, garantiu o Director da Faculdade de Teologia.
Os 39 volumes que compõem esta Colecção de Estudos Teológicos só deverão estar editados na sua totalidade em 2005.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia