paroquias.org
 

Notícias






Religiões perdem oportunidade
2002-02-05 21:39:28

O potencial dos líderes religiosos presentes no Fórum Económico Mundial, que terminou dia 4 de Fevereiro, em Porto Alegre, Brasil, não foi aproveitado.

A opinião é do Bispo de Washington, E.U.A.. Para o Cardeal Theodore E. McCarrick, “o papel dos líderes religiosos é levar os pontos de vista éticos e religiosos para o meio destas discussões” com os líderes económicos e políticos, na certeza de que “muitos estariam abertos a esses pontos de vista”, acrescentou. A culpa desta oportunidade perdida, o Cardeal McCarrick atraibui-a à organização que “juntou os líderes religiosos, numa área específica, deixando-os a falar uns para os outros”, lembrando que “um painel inter-religioso foi a única oportunidade formal para um intercâmbio”.
O documento final do Fórum Económico Mundial, de 5 páginas, entitula-se “Resistência ao Neoliberalismo, ao militarismo e à guerra: pela paz e justiça social”. Num texto de 5 páginas, o ali formado Movimento Global pela Paz e Justiça Social expressa a decisão de se combater “a concentração da riqueza, a proliferação da pobreza e da injustiça social e da destruição do mundo”. Entre as medidas aprovadas para alcançar estes objectivos estão o cancelamento da dívida externa dos países mais pobres, a defesa dos direitos das mulheres e dos jovens, a informação dos direitos humanos e o fim da exploração.
Condenando os ataques terroristas de 11 de Setembro, o documento final deste Fórum recorda, ainda assim, que “em nome da guerra contra o terrorismo, os direitos civis e políticos estão a ser atacados em todo o mundo. Estamos perante um permanente conflito, levado a cabo pelos Estados Unidos da América e pelos seus Aliados para imporem o seu domínio”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia