Alexis II recebe Cardeal Walter Kasper
2002-02-05 21:37:48

O responsável da Santa Sé para a Unidade dos Cristãos, Cardeal Walter Kasper, desloca-se este mês a Moscovo, onde se irá encontrar com o Patriarca Ortodoxo russo, Alexis II.

Esta reunião pretenderá “melhorar de maneira substancial o estado actual das relações entre as duas igrejas”, informa-se na página da Internet do Patriarcado Ortodoxo russo. No entanto, o mesmo Patriarcado esclarece que esse estado é ainda “muito insuficiente”.
De acordo com a Rádio Renascença, a página da Internet informa ainda sobre o teor da reunião entre o Papa e Mertopolita Pitirim, representante ortodoxo russo no Encontro de Oração de Assis, no dia 25 de Janeiro. Na audiência privada, João Paulo II expressou uma vez mais o seu desejo de se encontrar com Alexis II, manifestando a intenção de entregar pessoalmente, ao Patriarca Ortodoxo, o ícone da Virgem de Kazan, que se encontra guardado nos aposentos do Papa.
O Patriarca Alexis II já mostrou a sua disponibilidade para um encontro com João Paulo II, mas frisou que o mesmo só acontecerá depois da Igreja Católica pôr fim ao proselitismo na Rússia e de se chegar a uma posição conjunta sobre a Igreja Uniata da Ucrânia.