Pároco desapareceu, depois de ter confessado
2002-02-05 21:22:54

O Bispado de Huelva, em Espanha, fez saber que deverá suspender o padre da paróquia de Valverde del Camino, José Montero, segundo noticiou, ontem, o jornal espanhol "El Mundo".

O pároco confessou publicamente à revista "Zero", distribuída com o jornal "El Mundo", na sexta-feira passada, não só a sua homossexualidade, como o facto de praticar sexo. Desde então, José Montero nunca mais foi visto na paróquia.
No entender de José María Roldán, porta-voz do Bispado de Huelva, Montero não procedeu da melhor forma, já que o que o padre deveria ter abandonado a Igreja, depois de confessar a sua condição de homossexual. O Bispado de Huelva não deu início a qualquer investigação relacionada com a confissão e o desaparecimento de José Montero. Em declarações ao "El Mundo", José María Roldán sustentou que o padre já disse tudo na confissão pública.
"Deixou tudo claríssimo", disseo porta-voz do Bispado. As autoridades eclesiásticas procuram, agora, localizar José Montero, "que continua em paradeiro desconhecido", apesar de todas as tentativas para entrarem em contacto com ele, durante o fim-de-semana. As declarações do padre à revista "Zero" surpreenderam o bispo de Huelva, já que em nenhum momento José Montero procurou falar pessoalmente com o Bispado, do qual depende. Segundo Roldán, o Bispo de Huelva sentiu-se "magoado" com a actuação do pároco de Valverde del Camino. No entanto, Ignacio Noguer, que já fez saber que não vai tomar nenhuma decisão sem antes falar pessoalmente com José Montero, espera que a situação de esclareça "o mais rapidamente possível".

Fonte JN