O Martírio da Paciência
2000-10-30 12:52:30

A PAULUS Editora acaba de publicar a versão portuguesa de “O martírio da Paciência”, um livro indispensável para compreender as relações entre o Vaticano e os países comunistas entre 1963 e 1989.

Entre 1963 e 1989, a Igreja Católica viveu um período de repressão, opressão e martírio nos países comunistas do Leste da Europa. Foram anos de Prisões, deportações de Bispos, encerramento de seminários e escolas católicas, discriminação dos fieis e uma certa imposição de uma educação ateia.
Durante 25 anos a Igreja desenvolveu com esses países acções diplomáticas muito sensíveis. O Cardeal Casaroli foi um dos diplomatas que na Primavera de 1963 esteve encarregue dessas missões diplomáticas.
Passados que estão 11 anos sobre a surpreendente queda do muro de Berlim e todas a abertura ao resto da Europa que esse acontecimento simbolizou, a PAULUS Editora acaba de publicar a versão portuguesa de “O martírio da Paciência”, um livro indispensável para compreender as relações entre o Vaticano e os países comunistas entre 1963 e 1989.
“Martírio da Consciência” é um livro escrito na primeira pessoa, pelo punho do Cardeal Casaroli, colaborador de João XXIII e Paulo VI e Secretário de Estado de João Paulo II. Esta publicação relata desde a atmosfera do Concílio Vaticano II e a figura de João XXIII, passando pela paciência de Paulo VI, até à eleição de João Paulo II, um Papa vindo de Leste, constituindo assim um ponto de leitura inédito para analisar a história recente do Século XX.