Leigos convidados a empenhar-se numa sã globalização
2002-02-04 21:54:10

Encerraram, hoje, 3 de Fevereiro, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, as VII Jornadas Nacionais do Apostolado dos Leigos.

Durante dois dias, representantes de 28 Movimentos e Obras Laicais, vindos das várias dioceses portuguesas, estiveram reunidos a debater o tema: “Os leigos, construtores da história numa sociedade globalizada”.
Ontem tiveram duas conferências, uma proferida pelo Dr. António Matos Ferreira: “Os leigos, construtores da história”, na parte da manhã, e outra, à tarde, pelo Dr. Manuel Luís Marinho Antunes: “Desafios dos leigos na sociedade globalizada de hoje”.
Hoje, nas conclusões das Jornadas, o Dr. Manuel Luís Marinho Antunes apresentou os benefícios e os malefícios da globalização e qual o papel dos leigos cristãos na sociedade. Segundo este sociólogo, “nós, os cristãos, nestes 20 séculos de história (salvo algumas excepções) fomos os responsáveis pelos primeiros passos da globalização, pois povos diferentes, com culturas variadas, uniram-se na mesma Igreja e na fé do mesmo Deus”.
Na sua perspectiva, os benefícios da globalização (partilha de saberes científicos, de bens alimentares, etc...) têm de ter como base o “aceitar dos outros, da sua diferença, do seu património, senão cairemos no domínio dos pobres pelos ricos, dos ignorantes pelos sábios, dos humildes pelos poderosos, pois, nunca, na história da humanidade, houve esta possibilidade de reabilitar o Homem ou de o destruir”.
Concluindo, afirmou: “como cristãos temos de ser colaboradores na obra redentora Deus, envolvendo-nos na sociedade e dar-mo-nos aos outros com a ajuda do Espírito Santo”.