paroquias.org
 

Notícias






Teólogos Debatem Violência Religiosa em Lisboa
2002-02-04 21:28:39

A justiticação religiosa para a violência estará em debate na XXIII Semana de Estudos Teológicos (SET) que, entre hoje e quarta-feira, decorre na Universidade Católica Portuguesa (UCP), em Lisboa. "Identidade, violência e justificação religiosa" é o tema escolhido, sob o mote bíblico "Não invocarás o nome do Senhor teu Deus em vão".



A temática ficou mais actual com os acontecimentos de 11 de Setembro. Mas ela vinha já a ser preparada, tendo em conta que a dimensão religiosa estava presente em conflitos como a Bósnia ou o Kosovo, como explicou ao PÚBLICO Peter Stilwell, coordenador da SET.

Entre os convidados, estão alguns especialistas em estudos islâmicos e judaicos e também o mais importante teólogo católico especialista em diálogo inter-religioso, o jesuíta belga Jacques Dupuis. Há três anos, depois da publicação do seu livro "Por uma teologia cristã do pluralismo religioso", Dupuis foi objecto de censura da Congregação para a Doutrinda da Fé, do Vaticano, que considerou alguns dos argumentos do livro ambíguos e passíveis de conduzir a "opiniões perigosas". Em causa, estava a consideração das religiões do mundo como "vias complementares à Igreja (católica) para a salvação".

Esta voz, no entanto, não poderá ser ouvida pessoalmente: por impedimentos de última hora, Dupuis não estará em Lisboa, apesar de já ter enviado o texto da sua comunicação, que deverá assim ser lido na próxima quarta-feira, a partir das 11h00.

Depois de abrir hoje com temas dedicados à paz mundial e à diferenciação e proximidade entre as religiões monoteístas - judaísmo, cristianismo e islamismo -, o dia de amanhã terá a participação de Amin Lalji, investigador de estudos islâmicos e membro da Fundação Aga Khan (sobre violência e não violência no islão) e de Mark Robertson, da comissão directiva da Sinagoga judaica de Lisboa (aliança e exlusividade na tradição judaica), a que se juntará quarta-feira Adel Sidarus, da Universidade de Évora, que falará sobre a coexistência entre islâmicos e cristãos no mundo muçulmano.

Paralelamente à SET, decorre uma feira do livro cristão, que incluirá a paresentação de novos livros, diariamente às 14h30. Hoje, será "A utopia cristã e a aventura humana - riscos, desafios, propostas", de Manuela Silva. Amanhã, é a vez dos primeiros volumes da nova colecção "Estudos Teológicos", promovida pela Faculdade de Teologia da UCP.

Fonte Público

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia