Funções episcopais em zona instável
2002-02-03 13:51:31

Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. O discurso do futuro bispo do Dundo, Joaquim Ferreira Lopes, reflecte o cuidado de quem vai ocupar um cargo num território instável, formalmente governado pelo governo de Luanda mas onde na prática a UNITA também tem uma palavrinha a dizer.

Natural de Roriz, Santo Tirso, Joaquim Ferreira Lopes ensaiou os primeiros passos da sua vida religiosa na Ordem Beneditina. Mais tarde ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinchos, onde professou a 17 de Setembro de
1972, e onde se ordenou sacerdote a 25 de Maio de 1975.
Nomeado recentemente bispo da nova diocese do Dundo, na Lunda Norte, Joaquim Ferreira Lopes vai dirigir uma diocese que conta com três paróquias, cinco grandes missões e 26 capelas. Ali trabalham algumas centenas de catequistas e 15 missionários, entre sacerdotes e religiosas. A população católica não ultrapassará os 15% da população, estimada em cerca de 700 mil almas. Foi ainda professor de Filosofia no Seminário Maior de Luanda, pároco de Santo António (da Cuca) e professor de Exegese Bíblica no Seminário de Teologia e de Ética na Universidade Católica de Angola.

Fonte JN