paroquias.org
 

Notícias






Ganchas para as raparigas em dia de festejo de S. Brás
2002-02-03 13:50:45

No passado dia 13 de Dezembro, as raparigas entregaram, ao rapazes, os "Pitos de Santa Luzia". Hoje é dia de os rapazes retribuírem, oferencedo-lhes as "Ganchas de S. Brás". Assim manda a tradição transmontana.


Neste ritual de trocas e promessas emergem também algumas quadras populares, brejeiras, tal como a que é mais vezes proferida: "Eu vou ao S. Brás de cu para trás, comprar uma gancha pró meu rapaz".
A gancha é um rebuçado muito popular em Vila Real. O seu tamanho pode atingir um metro. É feita à base de água e açucar. Há quem a aromatize com mel e ervas de efeito balsâmico, como alecrim ou eucalipto.

Báculo bispal
A associação da gancha ao santo que lhe dá o nome está relacionada com a sua forma de bengala. Pensa-se que seria o báculo bispal de S. Brás.
Todavia, há quem garanta que seria uma espécie de espátula doce para pincelar as gargantas ou desalojar estranhos objectos nela entalados, além do seu efeito apaziguador nas gargantas irritadas ou inflamadas.
Em Vila Real, só se encontra aquele
doce nesta altura e são poucos os que se dedicam à sua confecção.
Segundo Elisio Neves, investigador da história da cidade de Vila Real, as "ganchas de S. Brás são um simbolo fálico e já estão referenciadas no final do sec. XIX".
Hoje, muita gente vai rumar à capelinha de S. Dinis, local onde está a imagem de S. Brás. Uns, para comprar a gancha; outros, para beijar a enorme fita que corre pelo S. Brás, de modo a assegurar protecção contra as doenças respiratórias e da garganta.

Fonte JN

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia