paroquias.org
 

Notícias






João Paulo II - o Papa da reconciliação
2002-02-02 20:04:59

“O Papa da reconciliação”. Foi com estas palavras que um antigo presidente do Conselho Judeu Europeu (CJE), se referiu a João Paulo II, inaugurando os trabalhos do I Encontro entre Judeus e Católicos do Velho Continente, que decorreu em Paris, dias 28 e 29 de Janeiro, subordinado ao tema “Depois do Concílio Vaticano II: aprofundar as relações entre judeus e católicos na Europa, debaixo do pontificado de João Paulo II”.

Henri Hajdenberg lembrou que este Papa “compreendeu a dimensão dos acontecimentos más importantes para o povo judeu no século XX: o Holocausto e o renascimento do Estado de Israel”.
Segundo a Agência ZENIT, em carta enviada a este encontro, João Paulo II convidou os presentes a darem “um novo impulso às relações entre judeus e católicos”. Na carta lida pelo Cardeal Walter Kasper, Presidente da Comissão para as Relações Religiosas com o Judaísmo, o Papa frisou “a responsabilidade de transmitir, às novas gerações, as nossas riquezas e valores comuns, para que nunca mais o homem menospreze o seu irmão na humanidade e nunca mais se lancem guerras e conflitos em nome de uma ideologia que menospreze uma cultura ou uma religião”.
Aplaudidas as palavras do Papa, o Grande Rabino Sirat, que dias antes havia estado no Encontro de Oração pela Paz em Assis, apelou à comunidade judia para que saiba aproveitar “a oportunidade histórica” que este diálogo representa. “Este não é um momento para fechar a cadeado as portas do gueto intelectual e espiritual em que alguns nos quiseram fazer viver”, declarou.
Já o Vice Presidente do CJE, Michel Friedman, sublinhou a persistência do antisemitismo na Europa, convidando os presentes “ao trabalho conjunto” para lhe por o fim definitivo.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia