paroquias.org
 

Notícias






Ministério da Cultura restaura Sé de Lisboa
2002-02-02 20:04:06

O Ministério da Cultura e o Cabido da Sé Patriarcal de Lisboa assinaram um acordo que prevê um programa de intervenção na Sé.

Começada a ser construída em 1147, por ordem do Rei D. Afonso I, e sendo um dos monumentos religiosos, emblemáticos de capital, a Sé prepara-se para “viver melhores dias”.
Segundo o protocolo que foi assinado na passada Segunda-feira, por Augusto Santos Silva e pelo Cardeal Patriarca de Lisboa, o Claustro da Sé será restaurado, prevendo-se que a curto prazo seja lançada a empreitada que contemplará a construção da placa central do claustro, local onde decorreram as escavações arqueológicas que trouxeram à luz do dia um bairro islâmico da Idade Média e uma cidade romana. Está também prevista a resolução dos problemas de infiltrações e a construção da rede de águas e esgotos.
A criação de um espaço de serviço para o Pároco, o alargamento do Tesouro da Sé, a limpeza e restauro da Sacristia, a criação de um núcleo museológico bem como a valorização da pia baptismal, onde Santo António foi baptizado, são outros dos projectos previsto no acordo.
Integrada na divulgação no programa de intervenção na Sé, foi lançado o livro de Carla Varela Fernandes, intitulado: “Memórias de Pedra – Estrutura Tumular Medieval da Sé”.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia