Visita Pastoral: aos Catequistas
2002-02-02 19:57:32

Nota Pastoral

1. Trata-se duma Visita Pastoral sectorial, Diferente, portanto, das que são feitas regularmente aos Arciprestados e, mesmo, a cada Cidade. E é conveniente torná-la participativa, estimulando todos os Catequistas. Primeiramente, porque lhes confere uma consciência mais explícita da sua missão, na presença e em relação com o Bispo; depois, porque proporciona uma convivência e um diálogo, ao nível de cada Zona Pastoral; e, finalmente, porque favorece um dia de formação orientada pelo Bispo, com a colaboração do Secretariado Diocesano de Catequese, e em plano Diocesano.

2. Este esforço empenha os Vigários Episcopais que fazem o acolhimento, em nome da Zona Pastoral, e saúdam os participantes? empenha os Delegados Arciprestais que informam, durante as reuniões do Arciprestado, motivando os Párocos e, através deles, os Catequistas, e empenha a Paróquia que acolhe, relativamente às instalações e a alguns gestos expressivos (de ornamentação, por exemplo). É preciso que os Catequistas sintam um interesse partilhado.

3. Esta Visita Pastoral mereceu a prioridade do Bispo, discernida em Conselho Presbiteral. E vem à continuação da Visita Pastoral feita, no ano passado, aos Conselhos Pastorais Paroquiais, com proveito reconhecido. Está distribuída por três momentos: uma intervenção doutrinal e o compromisso feito a partir da reflexão pessoal, uma intervenção pastoral do Bispo, com reflexão e orientações? uma celebração da Palavra que expresse louvor, acção de graças e compromisso.

4. As quatro Zonas Pastorais sucedem-se por ordem alfabética e nas datas a seguir referidas: Abrantes - 9 de Fevereiro; Castelo Branco - 16 de Fevereiro; Portalegre - 23 de Fevereiro; Sertã - 9 de Março. E acontecendo ao sábado, favorece, na medida do possível, a presença estimulante dos párocos.

A temática estará em consonância com o Plano Pastoral Diocesano, que contempla a Palavra e a vida. Por sua vez, a Visita Pastoral, sectorial ou local, diz sempre respeito a toda a Diocese.

Portalegre, 24 de Janeiro de 2002.
D. Augusto César