Fé dos Homens não foi emitida
2002-01-29 23:33:30

É uma decisão “reprovável” a que a RTP tomou na passada quarta-feira quando, unilateralmente, não emitiu o programa “Fé dos Homens”.

Ao tomar conhecimento de tal decisão, o Presidente da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais, D. João Alves, reagiu com as palavras que de seguida transcrevemos:
“Foi com espanto e com indignação que tomei conhecimento da decisão da RTP de não transmitir o programa “Fé dos Homens” da última quarta-feira, substituindo-o pela transmissão de uma prova desportiva, sem procurar, antes de decidir, qualquer diálogo com o grupo das confissões religiosas em ordem a descobrir a melhor solução.
Surpreende que o Senhor Dr. Emídio Rangel tenha agido deste modo, uma vez que este programa religioso está coberto por uma decisão parlamentar e por um protocolo entre a RTP e o referido grupo das confissões religiosas, que inclui a Igreja Católica.
Esta é uma atitude estranha, desrespeitadora dos direitos de cada um e das exigências da verdadeira democracia.
Acrescente-se ainda que o referido programa “Fé dos Homens”, desse dia, na parte da responsabilidade da Igreja Católica, se referia todo ele ao encontro de Assis, presidido pelos Papa.
Com esta decisão da RTP muitos dos portugueses ficaram privados de uma reflexão séria sobre tão grande acontecimento.
Atitudes destas só merecem da parte da Comissão Episcopal das Comunicações Sociais e do seu Secretariado Nacional a mais veemente reprovação.”

A RTP violou o protocolo
“A RTP agiu unilateralmente e violou claramente o protocolo” e o estabelecido por lei, ao não emitir, dia 23 de Janeiro a rubrica “Fé dos Homens”, dedicada aos vários credos e confissões religiosas. A acusação é do Coordenador da Comissão de Confissões Religiosas, em declarações à Agência ECCLESIA. Para Dias Bravo, da Aliança Evangélica, esta situação “é desagradável e dispensável, uma vez que já tinham existido alterações de horário - para dar lugar, por exemplo, às transmissões directas de debates e votações no Parlamento -, com contactos prévios”. Ao contrário de outras ocasiões, dia 23 de Janeiro a “Fé dos Homens” não foi sequer emitida, sendo substituída pela transmissão directa de um jogo de basquetebol.
Garantindo que “não se pretende interferir na programação da RTP” e compreendendo alterações pontuais ao horário, Dias Bravo frisa, no entanto, que “estes são assuntos para serem falados”. Por isso, a Comissão de Confissões Religiosas fez já um protesto junto da RTP, estando marcada uma reunião com Emídio Rangel, Director de Programação da estação televisiva, onde se vai “dizer que isto nunca antes sucedeu”.
A Comissão de Confissões Religiosas vai reunir-se na próxima semana e, segundo Dias Bravo, “decidir se apresenta ou não uma queixa formal à Alta Autoridade para a Comunicação Social”. “A RTP tem que cumprir as suas obrigações”, concluiu.