Igreja Portuguesa no caminho do Diálogo Inter-religioso
2002-01-22 21:44:32

A Igreja Portuguesa respondeu presente, ao apelo do Papa para se assinalar o dia de oração pela paz no mundo, que se realiza a 24 de Janeiro de 2002.

Neste dia, em Assis, o Papa reúne os principais líderes religiosos do mundo, ao mesmo tempo que pelos vários países se multiplicam acções em favor da paz.
Em Portugal, as dioceses aderiram “com entusiasmo” a esta iniciativa. Partindo das mensagens dos bispos, todas as comunidades paroquias e religiosas são convidadas a marcar esta iniciativa. De Norte a Sul, realizam-se vigílias de oração, peregrinações pelas ruas das cidades, vilas e aldeias. Em Lisboa, o momento alto será o Encontro Inter-religioso, no salão paroquial da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que reunirá os lideres de quase todas as religiões representadas na capital.
A diocese de Santarém, destaca-se pela realização de uma celebração especialmente dirigida crianças e adolescentes, no dia 25, pelas 16h30m. Braga antecipou um pouco esta comemoração tendo realizado no Domingo, uma peregrinação pela Paz. A iniciativa partiu dos movimentos juvenis do arciprestado de Braga e reuniu no Santuário do Bom Jesus, milhares de pessoas que peregrinaram até ao Sameiro. No final, o Pe. Cândido Pedrosa, que presidiu à peregrinação, afirmou aos presentes: “ a paz começa em nós, vive-se entre nós e testemunha-se no mundo que nos rodeia”.
Para o Director do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, mais do que um somatório de actividades, as iniciativas que assinalam o dia de oração pela paz no mundo, são “parte de um processo, de um caminho que começou a 14 de Dezembro (quando o Papa, no final do Ramadão, propôs um dia de oração e jejum para os cristãos), passou pelo Natal, o Dia Mundial da paz e agora converge para o encontro de Assis”. O Pe. Manuel Barbosa, salienta ,ainda, como “aspecto muito positivo, o facto de grande parte das actividades que estão a ser desenvolvidas serem organizadas e pensadas por jovens”.