Ortodoxos afinal vão a Assis
2002-01-22 21:41:07

Inesperadamente, e após indicações que apontavam o contrário, o Patriarca Ortodoxo Alexis II decidiu, dia 18 de Janeiro, enviar uma delegação daquela Igreja ao Encontro Inter-religioso de Oração pela Paz, que decorrerá dia 24 de Janeiro, em Assis.

De acordo com a Agência ZENIT, o representante ortodoxo será o Arcebispo Bitirim, metropolita de Volokolamsk y Jurjev. Participará também no encontro o Bispo Innokentij, dos fiéis ortodoxos russos, em França.
Comentando para a Agência Itar-Tass, recentes declarações do Presidente Russo em que este se mostrava disponível para convidar João Paulo II a visitar a Rússia, Alexis II afirmou que Vladimir Putin “tomou uma posição sábia (...) ao constatar a ausência de problemas entre a Rússia e o Vaticano, no campo das relações governamentais”, sublinhando que “João Paulo II não é só o Chefe de Estado do Vaticano como também o Líder da Igreja Católica”. “Isto significa – concluiu Alexis II – que um convite deve ser feito por parte do Estado Russo e da Igreja Ortodoxa”. Quanto à possibilidade de se concretizar esse convite, Alexis II continua firme na afirmação de que “um encontro com o Papa só pode acontecer se a Igreja Ortodoxa Russa recuperar para a sua posse alguns templos na Ucrânia Ocidental”.
Até dia 18 de Janeiro, estavam já confirmadas as presenças de representantes de 12 Patriarcados e Igrejas ortodoxas, de 6 Patriarcados e Igrejas antigas do Oriente, de 15 Igrejas, comunidades eclesiais, federações, alianças e organizações mundiais do Ocidente, do Judaísmo, Budismo, Tenrikyo, Sintoísmo, Islamismo, Jainismo, Sikhismo, Hinduísmo, Zoroastrismo e Religiões tradicionais Africanas. Participam ainda representantes dos episcopados de países que se encontram em situações de guerra ou sacudidos pela violência e pelo terrorismo, autoridades civis e grupos de convidados da Argélia, Angola, Burundi, Colômbia, Filipinas, Indonésia, Nigéria, Paquistão, Ruanda, Espanha, Sri Lanka e Sudão.