Ecos da formação nacional
2002-01-21 21:05:17

A Equipa Responsável Nacional do CPM levou a efeito, em Fátima, no Edifício Paulo VI, no dia 19 de Janeiro, uma sessão de formação destinada aos casais e Assistentes dos Centros de Preparação para o Matrimónio espalhados pelas Dioceses.

Estiveram presentes cerca de 300 pessoas, oriundas das Dioceses de Angra, Aveiro, Beja, Braga, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria-Fátima, Lisboa, Portalegre-Castelo Branco, Porto, Santarém, Setúbal e Viana do Castelo.

O tema formativo – “Aspectos práticos da revisão de vida e do testemunho” – completou a acção teórica desenvolvida no ano passado, conjunto de acções que tinha como objectivo fundamental dar a perceber aos casais não só os objectivos fundamentais da Revisão de Vida e do Testemunho, mas, também, demonstrar-lhes como devem ser trabalhados e apresentados. Esta formação teve a participação das Dioceses de Braga, Guarda e Leiria-Fátima.

Os casais da Equipa da Guarda, pelo modo como apresentaram a sua Revisão de Vida, perante o plenário, demonstraram os erros, os desvios e as deturpações em que se pode incorrer, desvirtuando-se, inevitavelmente, a metodologia CPM e não contribuindo para o crescimento humano e cristão dos casais.

A Equipa de Leiria-Fátima, pela apresentação que fez, demonstrou como deve ser feita uma correcta Revisão de Vida.

Os participantes, detentores de uma ficha de avaliação, tiveram oportunidade de questionar, interpelar, sugerir alertas – intervenções que contribuíram para uma maior clarificação geral.

O Casal formador, da Diocese de Braga, respondeu às questões que foram postas pelos participantes e finalizou com uma síntese do que era importante reter.

Método idêntico foi utilizado para o tratamento dos testemunhos.

Esta formação foi de encontro às necessidades dos casais e Assistentes e agradou pelo modo prático e pedagógico da sua apresentação.

O Senhor D. Serafim, Bispo de Leiria-Fátima, quis dar-nos a alegria de passar pelos nossos trabalhos e reafirmou, mais uma vez, que o trabalho do CPM junto dos noivos é muito importante na medida em que pode contribuir para a constituição de famílias sólidas.
Finalizou, dizendo que a Igreja precisa de nós e que conta connosco para testemunharmos o amor de Deus junto homens.

Porto, 19 de Janeiro de 2002

EQUIPA RESPONSÁVEL NACIONAL