Iniciativas de cada Diocese
2002-01-18 12:00:00

Por ordem alfabética

Angra
23 de Janeiro, às 20:00 - Vigília de Oração na Sé Catedral de Angra, integrada no espírito de súplica e oração pela Paz que o Santo Padre dará ao Encontro Assis.

25 de Janeiro, às 20:30 - Encerramento do Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos com um Encontro Ecuménico no Auditório da Biblioteca Pública de Ponta Delgada, com a presença de Adventistas, Presbiterianos e Católicos, em que estará presente D. António Sousa Braga.
Aveiro

Nota Episcopal “Com o Papa, em Assis, vamos rezar pela paz” (06 .01.2002).
Convite para que se realize em todas as comunidades um tempo de oração e reflexão, no próprio dia 24, na vigília ou num dia próximo.
Braga
Nota Pastoral “Diocese de Braga em sintonia com Assis rezando pela paz” (14.12.2001).

20 de Janeiro: Peregrinação, em sentido penitencial, para alcançar o dom da paz, organizada pelos jovens, às Igrejas Matriz de cada Arciprestado ou outra Igreja-Santuário.

23 de Janeiro: Vigília de oração na Sé Catedral às 21.30h. Vigília de oração, se possível em todas as paróquias, capelanias e comunidades religiosas.

24 de Janeiro: união às intenções do Papa e ao encontro de Assis pela paz, em todas as Eucaristias.

Bragança-Miranda
23 de Janeiro: Vigília de oração na catedral de Bragança e nas paróquias.

Coimbra
24 Janeiro, às 21:00 - Vigília de Oração, Igreja de S. José

Évora
Nota Pastoral “A Jornada de Oração de 24 de Janeiro” (24.12.2001).

Recomendação aos párocos e comunidades religiosas a promoverem iniciativas de oração.

23 de Janeiro, às 21.30h, na cidade de Évora: Vigília de oração na igreja de S. Francisco. Sugestão: participantes reunem-se nas suas igrejas paroquias às 21.00h e partem em peregrinação para a igreja de S. Francisco. Convite aos irmãos de outras confissões religiosas.

Funchal

Nota Pastoral.

24 de Janeiro. Celebração ecuménica na capela do Bom Jesus, no Funchal: Igreja Católica, anglicana, presbiteriana, luterana e um padre ortodoxo da Ucrânia. Participam católicos, fiéis das outras confissões religiosas. Convite aos muçulmanos a estarem presentes. Encontro de convívio e debate no fim da oração sobre temas da unidade.

Intervenções nos meios de comunicação social.

Guarda
Nota Pastoral “Com o Papa e os Chefes Religiosos, vamos rezar pela paz!” (12.01.2002).

23 de Janeiro: Tempo de oração pela paz na Catedral da Guarda, às 18.00h – terço, reflexão e oração em silêncio; 19.00h – eucaristia.

Convite a que em todas as paróquias e comunidades se faça um acto colectivo: terço, celebração da Palavra, missa, peregrinação de visita ao Santíssimo Sacramento...

Leiria-Fátima

Nota Pastoral.

23 de Janeiro: Peregrinação em Leiria. Início na igreja da Sé (21.00h). Tempo de oração e encerramento no santuário de Nossa Senhora da Encarnação.

Todas as outras comunidades paroquiais ou religiosas são convidadas a fazer algo de semelhante.

Lisboa
Carta às Comunidades (14 Janeiro 2002)

24 de Janeiro: às 18:00 - Celebração Ecuménica, Igreja do Sagrado Coração de Jesus

24 de Janeiro: às 19:30 - Encontro Inter-Religioso, Igreja do Sagrado Coração de Jesus

Porto
Nota Episcopal (07.12.2001)

23 de Janeiro: vigília de encontro e de oração pela paz.

Peregrinação pela paz, à igreja paroquial ou qualquer outro templo.

Portalegre-Castelo Branco
Mensagem pastoral (01.01.2002).

Convite a suscitar vigílias, momentos de adoração ao Santíssimo, celebrações ecuménicas e oração a favor da paz.

Setúbal
20 de Janeiro: Peregrinação diocesana. Início em todas as paróquias, juntar-se-á junto ao Cristo Rei e, às 15.30h, partirá daí em conjunto até à igreja de Almada, onde haverá uma oração conclusiva.

23 de Janeiro: Oração ecuménica na igreja de S. Julião, em Setúbal. Vigília de oração em cada igreja e na casa de cada um.

Rezar, pensar e semear a paz na catequese e nas várias reuniões.

Viana do Castelo
Nota Episcopal (06.12.2001) e Nota da Vigararia Geral (07.01.2002).

Peregrinação organizada a nível arciprestal e realizada paroquialmente ou por arciprestados.

23 de Janeiro, às 19.15h, na igreja paroquial de Monserrate, onde se venera S. Francisco de Assis: celebração ecuménica e vigília de oração presidida pelo Bispo.

Viseu
23 Janeiro, às 20:00 - Concentrção na Igreja do Seminário Maior; 20:30 - Peregrinação para a Sé; 21:30 - Oração pela paz e pelo diálogo ecuménico e inter-religioso.

Ordinariato Castrense
24 de Janeiro, 18:45 na Igreja da Memória, em Lisboa: cerimónia ecuménica com a participação de militares e civis de várias confissões religiosas.