PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA : oitavo dia
2002-01-18 12:00:00

Deus, fonte da força
“A quem tiver sede, darei gratuitamente, da fonte da água da vida” (Ap. 21,6)

Sl 36 [35], 6-10 Pois em Ti está a fonte da vida
Ez 47,6-12 “Suas folhas não murcharão e seus frutos não acabarão”
Jo 4,7-14 Uma fonte que jorra a vida eterna.
Ap 21, 1-7 A quem tiver sede, darei gratuitamente da fonte da água da vida

Comentário

Estas palavras são certas e verdadeiras: a vida nova em Cristo é livremente proposta a todos através da graça de Deus. A água viva, que nós celebrámos durante esta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, é um dom de Deus livremente proposto a todos. A salvação não é qualquer coisa que possamos obter ou merecer; e ninguém, nenhuma Igreja, detém o monopólio do acesso à fonte de vida, Jesus Cristo, Nosso Senhor. Por isso nós louvamos a Deus. Mas é um dom que cada um de nós deve aceitar e fazer seu. Cada um de nós deve decidir como quer responder à proposta de Deus de uma vida nova em Cristo. Isto não quer dizer que a vida cristã seja solitária. Aproximando-nos de Cristo, aproximamo-nos uns dos outros. Entramos na fraternidade daqueles que, no decorrer dos séculos, por todos os lugares do mundo, reconheceram a Cristo como Senhor das suas vidas, da Igreja e de toda a criação. Estamos ligados àqueles que pertencem a Cristo, quaisquer que sejam as incompreensões ou diferenças que possam dividir as nossas confissões. Por isso, nós louvamos a Deus.

Cristo propõe-nos “uma fonte que jorra até a vida eterna”. A nossa esperança funda-se na promessa da vida nova: a renovação da nossa própria vida, de todas as igrejas, de toda a criação. Nós sabemos que pertencemos uns aos outros pelo nosso baptismo comum. Temos sede de unidade na vida das nossas Igrejas: pela partilha da profissão de fé, do testemunho, do serviço para chegarmos, um dia, à única mesa do Nosso Senhor. Sabemos que devemos trabalhar juntos para essa união. E aguardamos com ardor e esperança, as surpresas que o Espírito Santo certamente nos reserva.

Oração

Deus, fonte de esperança, nós Te louvamos, nós Te damos graças pela Tua salvação que nos foi dada em Cristo. Nós Te damos graças por todos os nossos irmãos e irmãs pelo único baptismo em Cristo, por todos aqueles que Te invocam, fonte e dispensador de vida. Nós te damos graças pela esperança de uma vida nova em Cristo, por nós mesmos, por nossas Igrejas, por toda a Criação. Nós Te damos graças por nos terdes feito um. Nós aspiramos a viver como um só. Perdoa as nossas divisões e dá-nos energia no nosso esforço para superá-las. Na alegria da ressurreição para a vida eterna, nós to pedimos. Ámen.