paroquias.org
 

Notícias






PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA : Sexto dia
2002-01-18 12:00:00

Deus, fonte de compaixão
“Eu não tenho ninguém para mergulhar-me na piscina” (Jo 5, 1-9)





Sl 36 [35], 6-10 Pois em ti está a fonte da vida
Es 42,1-9 Eu te destinei a ser a aliança da multidão, a ser a luz das nações
Jo 5, 1-9 Eu não tenho ninguém para mergulhar-me na piscina
At 5,12-16 Muitos sinais e prodígios se realizavam entre o povo pela mão dos apóstolos

Comentário

Hoje o nosso encontro fala-nos do paralítico junto à piscina de Betzaida. Há 38 anos ele está deitado na sua esteira. Como muitas pessoas neste terceiro milénio, ele talvez não conheça bem o seu mal e sabe que não poderá ser curado por seus próprios meios. Mas nenhum dos seus está lá para ajudá-lo. Talvez ele se recuse a pedir ajuda a estranhos. Jesus chega e não demonstra saber o que o homem deseja. Jesus faz uma pergunta. Depois ele age e cura um estranho, pois o homem não sabe quem é Jesus.

Nos Actos, os discípulos de Jesus prosseguem a obra de cura e de assistência. Isaías fala do servo que traz a justiça – com doçura, sem violência. Ele fala igualmente do chamado que Deus nos dirige para sermos uma luz que restabelece a vista e a liberdade.

Enquanto cristãos individualmente ou como comunidade, talvez estejamos longe da plenitude de vida à qual Deus nos destinou. Talvez ignoremos o que nos desafia. A nossa caminhada para uma real plenitude exige que peçamos a ajuda de Deus, de outras pessoas e de outras comunidades – que no momento nos são estranhas.

Quando levamos a justiça, a saúde e o renascer aos outros, seguimos o exemplo de Jesus: perguntando o que desejam aqueles que nós queremos ajudar? agindo com doçura e discrição? tratando os outros com igualdade, sem levar em conta a raça, a posição, a crença e o sexo? invocamos o Espírito de Cristo para nos ajudar nesse trabalho?

Oração

Deus de compaixão, concede-nos a humildade de buscar o que necessitamos para chegar à plenitude da vida; para reconhecer nos outros o teu Espírito em acção. Renova em nós o teu chamado para trazermos ao mundo que criaste uma ajuda compassiva. Nós rezamos particularmente pelas minorias confessionais dentro e fora das estruturas ecuménicas; pelas minorias raciais e culturais na Europa; por aqueles que não têm ninguém “para mergulhá-los na piscina”. Dá-nos a força de seguir o exemplo de Jesus, em nome de quem rezamos a ti. Ámen.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia