PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA : Quinto dia
2002-01-18 12:00:00

Fonte da unidade
Nós transpusemos a porta a fim de alcançar um rio (At 16,13)

Ez 36,24-28 Vós sereis o meu povo e eu serei o vosso Deus
Sl 36 [35], 6-10 Pois em ti está a fonte da vida
Jo 17,20-23 “Que todos sejam um”
At 16, 11-15 Nós transpusemos a porta a fim de alcançar um rio

Comentário

Hoje, deparamo-nos com uma mulher chamada Lídia que está reunida com outras mulheres num lugar de oração. Para nos aproximarmos dela precisamos ultrapassar a porta e encontrar pessoas desconhecidas. Lá, perto do rio, acontecerá um verdadeiro encontro. O Senhor abre o coração de Lídia para que ela possa escutar a Palavra de Deus. Ela e toda a sua família são baptizadas e logo a sua casa se torna um abrigo e um lugar para a comunidade cristã.

Hoje também meditamos e reflectimos sobre o simples acto quotidiano da escuta. Este acto é essencial todas as vezes que cristãos e comunidades cristãs se encontram. Quando nos reunimos, provenientes de diversas comunidades, tradições e culturas, devemos escutar com atenção o testemunho dos outros. Somos chamados a escutar-nos uns aos outros a fim de compreender e manifestar a unidade da Igreja. Este apelo não repousa na nossa capacidade de atravessar fronteiras. Não se trata de algo que realizamos por nós mesmos mas que se fundamenta no baptismo que nos faz filhos de Deus. Frequentemente, não conseguimos viver como um só povo baptizado em Cristo. Não escutamos o testemunho dos outros com paciência e entusiasmo. Por isso rezamos constantemente para que Deus nos faça descobrir novos lugares e formas de encontro. Esses encontros ocorrem, com frequência, no meio de estranhos, sem confiança recíproca, fora da nossa vida quotidiana. Então, para perseverarmos no chamado, precisamos coragem e paciência: Quando pessoas de comunidades cristãs diferentes escolhem viver no sacramento do matrimonio, com as alegrias e sofrimentos que isso comporta; Quando uma comunidade cristã deseja acolher uma outra comunidade e partilhar com ela seu lugar de culto; Quando cristãos vivem ao lado de uma maioria de ‘não cristãos’ e tentam partilhar a alegria da sua fé em Cristo. Nesses encontros, fonte de alegria e de sofrimento, nós somos sustentados pela convicção de formarmos o povo de Deus e de sermos chamados a partilhar os dons de Deus com toda a criação. Esses encontros não nos convocam apenas a escutar mas também a agir. Temos necessidade de procurar e de construir novos lugares de oração para que os cristãos possam viver encontros ecuménicos e trabalhar pela reconciliação. Devemos também procurar e construir lugares onde os homens e as mulheres possam encontrar refúgio. Só assim poderemos encontrar-nos enquanto povo de Deus.

Oração

Deus Santo, fonte de unidade, quando nós nos reunimos, Te agradecemos pelas águas do baptismo pelas quais nos fizeste entrar em comunhão. Faz que nossas Igrejas e nossas comunidades cresçam e desabrochem numa só fé e num só baptismo. Encoraja-nos a testemunhar Cristo nos nossos encontros quotidianos e a mostrar mais profundamente a unidade da tua Igreja. Faz que permaneçamos fiéis a esta vocação durante toda a nossa vida.

Ámen.