paroquias.org
 

Notícias






PROPOSTA DE ORAÇÃO/REFLEXÃO DIÁRIA : Segundo dia
2002-01-18 12:00:00

“Jesus conduz-nos à fonte de vida
No momento em que ele subia da água, viu os céus rasgarem-se (Mc 1,10)


Ex 14,30-15. 13 [O Senhor] foi para mim a salvação
Sl 36 [35], 6-10 Pois em ti está a fonte da vida
Mc 1-9,11 No momento em que ele subia da água, viu os céus rasgarem-se
1Co 10, 1-5 Este rochedo era o Cristo

Comentário

O baptismo de Jesus vem manifestar aos nossos corações o que proclamamos na nossa fé comum: Deus – Pai, Filho e Espírito – “em quem está a fonte da vida” vem dar-nos acesso a essa fonte por Jesus. E tudo mudou: Jesus vem de Nazaré, mas do Céu seu Pai designou-O como seu Filho bem amado.

Jesus entra no Jordão, mas nós é que somos saciados. Jesus é mergulhado por João Baptista, mas é o Espírito que desce sobre Ele. Jesus sobe da água e os céus abrem-se para toda a humanidade. Dali em diante a comunhão entre Deus e o homem, por Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, torna-se possível.

A fonte de vida vem difundir os seus favores sobre a terra. E jorrará até a morte vitoriosa, como sugerirá São João no Evangelho da Paixão. Assim, juntos, unidos pela mesma fé, podemos regozijar-nos com o povo dos que foram salvos, o povo “daqueles que são guiados para a santa morada” e reunir-nos para proclamar esta boa nova. Juntos, podemos contar com o rochedo que é o Cristo, pois é desse rochedo que jorrará a fonte da vida.

Oração

Senhor nosso Deus, Tu que és a fonte de toda vida, deixa-nos falar-te nossa alegria e nosso louvor. Sejas louvado por Jesus teu Filho. Que veio à terra para que, diante do céu aberto, Esta terra possa orientar os seus projectos e as suas esperanças para ti. Louvado sejas pela salvação que teu Filho oferece a todos os humanos. Louvado sejas pelo Espírito através do qual Tu renovas todo o universo. Louvado sejas quando as nossas Igrejas,

as nossas comunidades, as nossas assembleias encontram em Ti a força para

ultrapassar os obstáculos de morte e de divisão. Louvado sejas quando o nosso mundo pode vislumbrar no teu povo reunido motivos para ainda esperar, por Cristo nosso Senhor.

Amém.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia