Unidade na diferença
2002-01-18 12:00:00

Diferentemente dos dois primeiros encontros de oração pela paz, em Assis, em 1986 e 1993, o próximo, já no dia 24 do corrente, convocado por João Paulo II, vai ter, além de algumas dezenas de outras delegações das religiões de todo o Mundo, uma significativa participação de muçulmanos.

Em sintonia com o novo encontro de Assis, também nas dioceses portugueses se rezará pela paz, em assembleias ecuménicas e inter-religiosas.

É o caso da diocese do Porto, no próximo dia 23. O encontro ecuménico e inter-religioso, convocado pelo bispo do Porto, D. Armindo Lopes Coelho, realizar-se-á na igreja da Trindade, às 21.30 horas, enquadrado na presente Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 do corrente.

É o caso também de Lisboa, no próximo dia 24, a partir das 18 horas, na igreja do Sagrado Coração de Jesus, em encontro ecuménico e inter-religioso.

Os portugueses despertaram tarde para o ecumenismo, mas vão aprendendo o respeito mútuo na diversidade cristã, numa prática mais efectiva de liberdade religiosa, alargando também os seus horizontes à aceitação de religiões não cristãs.

Não se trata de mera tolerância e menos ainda de um irenismo primário e muito ambíguo, como se o caminho a trilhar fosse o do relativismo religioso e ético, sem identidade.

O importante é a construção da unidade na diferença e a certeza de que é possível defender e promover causas comuns, como a paz.

Fonte JN