Comunicações com as dioceses cada vez mais difíceis
2002-01-17 21:43:15

O contacto e o trabalho desenvolvido pela Equipa Nacional de Apoio à Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) no Ensino Básico junto das dioceses portuguesas ficou este ano mais difícil.

Esta foi uma das constatações da reunião daquela Equipa, que decorreu dias 14 e 15 de Janeiro, em Aveiro, e que serviu para avaliar o trabalho desenvolvido no anterior ano e perspectivar o do corrente.
Segundo a Presidente daquela Equipa Nacional, “no ano passado existiam 24 professores a trabalhar nos vários Secretariados Diocesanos de Educação Cristã. Este ano apenas temos 10”. Por isso, o sentimento é de preocupação pelas dificuldades que este estado de coisas levanta. Em declarações à Agência ECCLESIA, Cândida Madureira lembrou que “o acesso dos professores às livrarias das dioceses e dos Secretariados Diocesanos nem sempre é fácil”, pelo que, “os professores têm que fazer estas pontes entre si e os Secretariados diocesanos”. A tarefa de distribuição do material escolar relativo à disciplina de EMRC fica assim dificultada.
As dificuldades de trabalho e relação encontram-se, também por isso, numa outra área de intervenção daquela Equipa Nacional: a formação dos professores. Porque esta é uma disciplina também leccionada por quem não tem uma formação académica de base na área, a Equipa Nacional promove várias acções de formação e acompanhamento dos professores do I Ciclo. Uma missão que fica igualmente dificultada “por as dioceses não terem a trabalhar, a tempo inteiro, um professor de EMRC, nas estruturas dos respectivos Secretariado diocesanos de Educação Cristã”, referiu Cândida Madureira.
Estas dificuldades à parte, a Equipa Nacional de Apoio à EMRC vai “continuar a batalhar pelo correcto enquadramento da disciplina no curriculo escolar”, garantiu a sua Presidente.
Além disso, o trabalho vai passar pela adesão à campanha “Paz: uma urgência”, que decorre de 24 de Janeiro a 3 de Março. Assim, e tendo como pano de fundo as várias Mensagens do Dia Mundial da Paz, do Papa, vai ser implementado nas escolas portuguesas um concurso, destinado a todos os Ciclos, para trabalhos (da expressão plástica à fotografia) sobre a aquela temática. “O concurso é importante – referiu Cândida Madureira – mas o mais importante é a movimentação a nível local que ele pode envolver”.
Outra iniciativa a desenvolver, em Maio, por esta Equipa será o Encontro Inter-Escolas (para o I Ciclo), que se realiza de dois em dois anos, e que terá por tema “Uma vida com côr”.