Um "recanto" da Ucrânia em Lisboa
2002-01-15 22:04:36

A comunidade ucraniana residente em Portugal, tem desde Domingo, uma sede em plena cidade de Lisboa. Foi num ambiente de grande festa que muitos imigrantes de Leste se reuniram na Capela do Antigo Hospital de Arroios para a benção da sua “nova casa”.

A Capela do Antigo Hospital, pertenceu em tempos, a um antigo Convento de Jesuítas. Os anos passaram, a Capela entrou em degradação e só com o apoio da Paróquia de S. Jorge de Arroios, foi possível o seu restauro, devolvendo-lhe o brilho de outros tempos. No Domingo, foi o momento alto, com o Superior Geral dos Padres da Congregação de S. Basílio (a Congregação que tem enviado padres ucranianos para Portugal), a presidir à benção das instalações.
Em Declarações à Agência ECCLESIA, o responsável do Departamento da Pastoral da Mobilidade do Patriarcado de Lisboa, disse que aquela Capela é, agora, “um recantozinho da Ucrânia dentro de Lisboa”. Pertença do Patriarcado, a nova Sede fica cedida a esta comunidade imigrante, para que ali possa “ter um lugar físico para se encontrar no final do dia ou no fim de semana”.
Segundo o Pe. Delmar Barreiros, esta “conquista”, só foi possível graças à doação do Patriarcado e ao empenho da Paróquia de Arroios, em especial do Monsenhor José Freitas, que “foi o dinamizador e a alma do projecto”.