paroquias.org
 

Notícias






Presidente da COMECE e Patriarca Ortodoxo Alexis II
2002-01-12 16:22:07

Unir os cristãos para desenvolver uma ética social cristã, combatendo assim alguns efeitos perversos da globalização, foi uma das ideias saídas da reunião do Presidente da Comissão dos Bispos das Conferências da Comunidade Europeia (COMECE), D. Josef Homeyer, e o Patriarca Ortodoxo russo, Alexis II.

Ainda que não se tenham feito propostas concretas, a medida, a avançar, “implicará a constituição de uma Conferência com representantes católicos, ortodoxos e anglicanos”, confirmou, à Agência ECCLESIA, John Coughlan, do Gabinete de Informação da COMECE.
Na reunião, que decorreu em Moscovo, dia 10 de Janeiro, a globalização e as mudanças no mundo, após o 11 de Setembro, foram temas em análise. John Coughlan referiu que “a globalização é vista por muitos como uma ameaça e os russos olham-na como uma ameaça ocidental”.
No entanto, a aproximação entre Leste e Ocidente foi tema em destaque na agenda de trabalhos. O alargamento e a integração Europeias foram igualmente alvo da reunião. “Foram discutidos os interesses comuns no alargamento da União Europeia”, afirmou John Coughlan, referindo que esse processo “une, de facto, a Europa”. Quis-se assim, “compreender as expectativas de cada parte, (...) uma vez que a Rússia se sente e é também ela europeia”, sublinhou.
John Coughlan confirmou ainda que “a reunião decorreu num ambiente fraterno e acolhedor” e que “não foi debatida nenhuma eventual visita de João Paulo II a Moscovo, pois não constava da agenda da reunião”.
O Presidente da COMECE, acompanhado pelo seu Secretário Geral, viajou, dia 11 de Janeiro, para a Arménia, onde estará até dia 13. Naquele país, encontra-se com o Catholicos (designação do líder ortodoxo da Igreja na Arménia) Karekin.
Estas reuniões acontecem no seguimento de muitas outras já realizadas por D. Josef Homeyer, “tendo sempre como objectivo promover e intensificar os contactos entre católicos e ortodoxos e discutir a contribuição das Igrejas cristãs para o futuro da Europa”, explicou John Coughlan.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia