Bispos reflectem organização interna
2002-01-12 14:16:32

Os resultados do recenseamento da prática dominical, feito em 2001, e da sondagem sobre comportamentos, atitudes e valores religiosos dos portugueses, a realizar em breve, poderão vir a condicionar a reflexão sobre o modelo organizacional da própria ConferênciaEpiscopal Portuguesa (CEP).

Segundo o porta-voz da CEP, "não está prevista nenhuma reforma estatutária". Mas D. Tomás Nunes salienta que, "se porventura for necessário à Conferência ponderar qualquer alteração, em termos organizacionais, tendo em conta esses dados", a Igreja "está aberta
a fazê-lo".
Para já, os bispos portugueses preparam-se para reflectir sobre a forma como a CEP está organizada e a funcionar. Na Assembleia Plenária marcada para Abril, mês em que decorrem as eleições para a presidência da Conferência, este será, segundo D. Tomás Nunes, "otema fundamental". "É uma boa ocasião para os bispos reflectirem sobre a forma como está a decorrer o trabalho da CEP e a importância das próprias comissões episcopais", explicou.

Atentos aos desafios
Garantindo que, até ao momento, o trabalho desenvolvido pelas várias comissões "corresponde às expectativas", o porta-voz da CEP não exclui a hipótese das acções poderem vir a ser "incrementadas". "Há que tomar uma maior consciência da necessidade de desenvolver um trabalho das comissões mais eficaz, mais lucrativo e que responda às necessidades da Igreja e aos próprios desafios que a sociedade hoje nos coloca", concluiu D. Tomás Nunes.
Além da próxima Assembleia Plenária, o Conselho Permanente da CEP, que ontem reuniu em Fátima, fez uma reflexão "interna" sobre a situação política do país e começou a preparar as Jornadas Pastorais marcadas para Junho, que terão como tema "Os desafios pastorais nos dados do recenseamento da prática dominical e da sondagem sobre comportamentos e atitudes e valores religiosos dos portugueses".

Fonte JN